Cerimónia de Primeiro Corte de Aço em Angola
A Empresa Petromar no Bengo, realizou sexta-feira, 29 de Agosto, no Município do Ambriz, a Cerimónia de Primeiro Corte de Aço em Angola para a construção da plataforma petrolífera do Projecto Kaminho.
O Projecto Kaminho é o primeiro projecto offshore de petróleo e gás localizado na Bacia do Kwanza, em Angola, desenvolvido pela TotalEnergies e seus parceiros, Petronas e Sonangol, que abrange as descobertas de Cameia e Golfinho no Bloco 20/11, com objectivos de impulsionar a produção nacional de petróleo e gás, criar empregos e diversificar a economia de Angola, com um pico de produçãode setenta mil barris de petróleo por dia.
O Vice-governador para o Sector Político Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, em representação da Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, prestigiou o acto, na companhia dos membros do governo provincial do Bengo.
A Cerimónia, foi presidida pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, que ao tomar da palavra, referiu que a construção da unidade de produção, armazenagem, e transferência de petróleo do Projecto Kaminho, irá gerar centenas de empregos directos.
Diamantino Azevedo, disse ainda que, "a unidade, será de nova geração que busca não só a eficiência, mas também incorporará tecnologia e armazenamento de carbono pós combustão cuja meta do executivo angolano é atingir acima de um milhão de barris dia, até 2027.
Durante a Cerimónia, foi ainda assinado, o Memorando entre a Petromar e o INEFOP Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional, bem como o compromisso pela Segurança e Testemunho do Corte do Aço por todas entidades presentes.