"Faço uma avaliação positiva das obras do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) em Nambuangongo. A maioria das empreitadas está na fase conclusiva e teremos em breve várias inaugurações, incluindo nas comemorações do 4 Fevereiro" é o pronunciamento da governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa, Segunda-feira, 25 de Janeiro, no final de uma jornada de campo, para avaliar as empreitadas do PIIM nesta parcela da província, deixando recomendações de melhorias e correções.
A jornada iniciou na comuna do Gombe, onde Mara Quiosa constatou o andamento da reabilitação do centro de saúde. A empreitada que está na fase conclusiva e apetrechamento, ganha um novo laboratório, sala pré-parto, uma residência para os médicos mobilada, e passa a ter 3 consultórios, 3 salas de internamento e três wc.
Depois, a comitiva seguiu para a sede do município, Muxaluando, onde a governadora visitou a empreitada da escola primária de 7 salas, já na recta final. Além da estrutura reabilitada, a escola ganha uma quadra polidesportiva e uma vedação.
Avaliou também o andamento do Projecto de electrificação da vila, que conta com dois grupos geradores, o primeiro de 500 kVA, instalado na sede e o segundo de 80 kVA que encontra-se a um kilómetro e meio da vila. Com essas aquisições, a localidade passa a ter uma capacidade eléctrica de 980 kVA.
Visitou a delegação municipal do Registo Civil e Notariado recentemente reabilitada no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local Integrado e Combate a Pobreza, onde ofereceu consumiveis.
O município beneficiou, no âmbito do PIIM, de um kit de saneamento, composto de uma máquina niveladora, uma viatura de apoio, um tractor, duas cisternas, vários baldes e contentores para recolha de resíduos.
No quadro do PIDLCP foram entregues 6 rouloutes, 4 moageiras, 2 kits de cabeleireiros e 7 conjuntos de equipamentos de futebol.
Na mesma localidade Mara Quiosa lançou a primeira pedra da empreitada da primeira fase do Internato da escola do II ciclo do ensino secundário n.774 (Comandante SKS) que vai albergar, nesta fase, 144 alunos e quando concluída 288 alunos. Avaliada em 270. 838.275,00 Kwanzas, a obra está a cargo da empresa ANKAV. Lda., num prazo de 5 meses.
A última etapa foi a comuna de Canacassala, onde a governadora visitou duas obras: a reablitação e apetrechamento de uma escola de 6 salas e a reabilitação do centro de saúde da localidade. As duas obras estão na fase conclusiva.
O município de Nambuangongo tem uma rede escolar com 79 escolas e a sanitária com 23 unidades de saúde.