• Piim: Melhores Condições Para O Ensino De Professores No Bengo


    A escola de formação de professores, Magistério Kimamuenho, primeiro instituto médio criado na província do Bengo há 27 anos, tem novas instalações localizadas na localidade de Caboxa, em Caxito, município do Dande.

    A moderna e ampla infra-estrutura foi inaugurada e entregue formalmente hoje, Quinta-feira, 07 de Julho de 2022, pela Ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira.

    Com um orçamento de 2 milmilhões e 900 milhões de Kwanzas, o Projecto foi desenvolvido no âmbito de subordinação central do Plano de Intervenção nos Municípios, PIIM e devidamente apetrechado com todos os equipamentos, de modo a conferir mais conforto e melhores condições aos actores do processo de ensino e aprendizagem, deixando para trás alguma precariedade e limitações diversas do antigo edifício.

    São 20 salas de aulas, 5 laboratórios (biologia, física, química, informática e básico) um ginásio, um campo polidesportivo, 32 lugares de dormitório (divididos em dois blocos, feminino e masculino), uma enfermaria, entre outras áreas.

    Desde a sua criação em 1995, a instituição do ensino já formou 6889 técnicos médios (2.192 de sexo feminino e 4.697 masculinos), em 10 cursos, nas especialidades de Pré-universitário (PUNIV), Economia, Administração Pública, Contabilidade e Gestão e Educação.

    No presente ano lectivo, o Kimamuenho que adicionou os cursos do ensino Pré-escolar e de Educação Física, matriculou 1972 estudantes, conta com 136 docentes (128 masculinos e 26 femininos) dos quais 3 com grau de bacharelato, 128 licenciados e 5 mestres.

    Carolina Cerqueira referiu que "este novo equipamento enquadra-se nas acções estratégicas do executivo, em melhorar as condições de vida das populações do Bengo”, tendo em conta que "a educação ocupa um lugar fundamental para o desenvolvimento humano sustentável”.

    A responsável recomendou "o empenho de toda a sociedade para uma educação de qualidade, que assegure estabilidade e futuro”, incentivando "em particular as estudantes para que alcancem um bom desempenho, de modo a aumentar também o número de mulheres a ensinar no Bengo”.

    A ministra da educação, Luísa Grilo, apelou à comunidade e utentes para preservarem e cuidarem do equipamento, para que venha a servir também as gerações vindouras.

    A governadora provincial, Mara Quiosa, agradeceu o Executivo "por este presente que vem contribuir para elevação da qualidade de ensino e aprendizagem na Província”, tendo realçado que "é mostra clara da importância que o governo tem dedicado ao sector social, em especial à Educação (ocupando na carteira provincial do PIIM, mais de 25 porcento dos projectos)”.