O Presidente da República, João Lourenço, já se encontra na cidade de Caxito, província do Bengo, onde chegou na manhã de hoje, quinta-feira, para uma visita de trabalho de dois dias com o objectivo de avaliar o nível de desenvolvimento socioeconómico da província.
De acordo com a agenda de trabalho, João Lourenço vai dirigir a reunião do Conselho de Governação Local, bem como visitará alguns empreendimentos, como fazendas agrícolas e uma fábrica de materiais de construção.
O Conselho de Governação Local é um órgão que auxilia o Presidente da República na formulação e no acompanhamento da execução das políticas de governação da Administração do Estado a nível local.
O Titular do Poder Executivo tem agendado ainda encontros separados com autoridades tradicionais, religiosas, empresários e com membros do Conselho Provincial da Juventude .
João Lourenço visitou pela última vez a província do Bengo, em 2017, aquando da campanha eleitoral, na qualidade de candidato às eleições presidenciais.
A província conta já com grandes fazendas agrícolas e algumas indústrias, dentre as quais se destacam a Siderurgia ADA-Aceria de Angola e a Sino Ord Parque Industrial, Lda, que estão a impulsionar o desenvolvimento da região.
Para melhorar a vida das populações, tem um projecto avaliado em cerca de USD 300.000.000, que prevê a construção de uma nova cidade a seis quilómetros da cidade de Caxito, numa extensão de aproximadamente mil hectares.
Este projecto prevê a construção de 7.564 moradias nas tipologias T3, para baixa renda, T4 e T6, podendo ser assegurado pela empresa AEON- Prestação de Serviço, (SU) Limitada, através do Fundo de Desenvolvimento de Cooperação Internacional americano e do Export-Import Bank dos Estados Unidos.
Nas projecções do governo provincial está também a construção de uma centralidade com cerca de mil residências incorporadas em edifícios de três pisos.
Para concretizar esta iniciativa foram seleccionadas as áreas compreendidas entre a ponte sobre o rio Dande (no Porto Quipiri e Quixiquela, com 275 hectares), o Lembeca, com 160 hectares, e as Mabubas, com 300 hectares.
Por outro lado, indicadores de desenvolvimento da província, no período compreendido entre 2018 e 2050, estimam um crescimento da população de 429.322 para 1.124.726 habitantes.
A província do Bengo é caracterizada por um clima semi-árido quente e tropical de savana. Tem uma população estimada em 356.641 habitantes, entre Ambundus e Ovimbundus, e uma área geográfica de 33 mil e 016 quilómetros quadrados.