• Presidente Da República Inaugura No Bengo Um Novo Hospital Geral E Uma Nova Centralidade


    A província do Bengo acaba de ganhar dois equipamentos sociais de grande dimensão, erguidos na localidade do Bucula, há 4 quilómetros do Centro de Caxito, capital da província.

    Tratam-se do novo Hospital Geral " Guilherme Pereira Inglês" e da nova Centralidade"Teresa Afonso Gomes", homenageando os dois nacionalistas que se bateram contra o colonialismo português.

    O presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, que trabalhou hoje, Segunda-feira , 06 de Novembro nesta parcela do território nacional inaugurou as duas Infra-estruturas.

    O Novo Hospital Geral do Bengo de nível 3, tem 200 camas para o internamento, 15 áreas clínicas com destaque a unidade de hemodiálise com doze cadeiras ,a primeira na província.

    A unida possui também 6 residências para o corpo clínico.

    De acordo com a Ministra da Saúde Sílvia Lutukuta, essa infra-estrutura hospitalar que custou ao erário cerca de 63 milhões de dólares americanos, gerou para a sua construção cerca de 650 empregos directos em várias categorias, tendo beneficiado uma mão de obra jovem e nacional.

    Em termos de recursos humanos a unidade vai ser assegurada pela mobilidade de quadros, sobretudo as equipas seniores a nível provincial e nacional.

    As obras do novo Hospital Geral iniciadas em 2021 foram executadas pela Promed Internacional e fiscalizadas pela DAR

    A Centralidade Teresa Afonso Gomes foi projectada para duas fases, numa área de 17 Hectares, para 1000 apartamentos e 72 unidades comercias.

    Nesta fase da empreitada foram construídos 486 apartamento incluindo moradias e 72 lojas.

    A centralidade tem entre outros equipamentos ,uma escola primária com 24 salas, uma esquadra policial, um centro médico, um campo polidesportivo e um parque de diversão

    Em Caxito, o Presidente João Lourenço, reuniu na sede do governo, no salão nobre com o governo local, num encontro que teve a participação dos Ministros de Estado, Ministros e Secretários de Estado .

    Durante o encontro, a Governadora Provincial Maria Antónia Nelumba fez uma resenha da situação sócio-económico da província, tendo apresentado também a estratégia de desenvolvimento social e económico.

    Maria Antónia Nelumba Antónia apresentou igualmente situações que têm constituído entraves para o progresso da província e os mecanismos e possíveis soluções para as ultrapassarem.

    Nesta visita o Presidente da República João Manuel Gonçalves fez-se acompanhar pela Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço.

    O presidente da República e a sua comitiva regressou a capital do país no final da tarde, deixando a promessa de tudo fazer para a materialização da asfaltagem do troço Onzo-Muxaluando, da estrada que liga Caxito a capital do Nambuangongo.