• Professores No Bengo Aprimoram Técnicas Para Docência


    Quatrocentos e 89 novos professores admitidos no último concurso público na província do Bengo, iniciaram, nesta segunda-feira, um ciclo de formação para consolidar o domínio particularizado das ciências com base nas suas especificidades e associar a componente teórica à prática.

    A acção formativa, que decorrerá até 21 de Junho, está também a dotar os participantes de estratégias e técnicas adequadas de avaliação dos estudantes, de conhecimentos relacionados com a legislação laboral e sobre o funcionamento do sistema de educação e ensino.

    A ética e deontologia profissional, a avaliação do desempenho, planificação e gestão dos programas mínimos, educação especial, aplicação e preenchimento de instrutivos pedagógicos, serão ainda abordados no encontro que conta com 20 formadores.

    O formando Bonifácio Afonso, destacou a importância da acção formativa, sublinhando que grande parte dos temas agendados faz parte dos desejos e dever de um professor e da sociedade formada.

    O director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Fernando, disse que a qualidade educativa e do ensino exige que cada professor assuma a taxa de reforço que lhe é requerida, no quadro da construção do homem novo.

    O responsável sublinhou que a eficácia do trabalho docente é condicionada pela sua filosofia de vida, personalidade, seu nível de preparação profissional, seu salário e sua satisfação profissional.

    Já o vice-governador provincial do Bengo para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, considerou que a formação e a consequente elevação dos conhecimentos técnicos científicos jogam um papel importante na vida dos agentes públicos.

    Para o governante é importante que o professor saiba formular os objectivos, seleccionar os métodos a empregar, bem como os meios de ensino a utilizar, em função do conteúdo a leccionar, tendo em conta o nível de desenvolvimento do aluno.