Visita oficial à Província do Bengo
A delegação do Estado de Nasarawa, da República Federal da Nigéria, liderada pelo seu Governador, Abdullahi Sule, esteve quarta-feira, 10 de Setembro de 2025, em visita oficial à Província do Bengo.
A visita enquadrou-se na intenção de estabelecer acordos de cooperação e amizade entre a Província do Bengo e o Estado de Nasarawa.
Em Caxito, a delegação nigeriana reuniu-se com o Governo Provincial do Bengo, liderado pela Governadora Maria Antónia Nelumba. O encontro contou também com a presença do Embaixador de Angola na Nigéria, Bamuquina Zau, o Vice-Governador José Francisco Bartolomeu Pedro, e do representante do Ministério da Administração do Território de Angola.
Durante a reunião, foram analisados temas sobre diversas áreas de interesse comum para cooperação, incluindo Meio Ambiente.
Desenvolvimento Económico, Agricultura e Agro-indústria, Exploração Mineira, Energia, Desenvolvimento do Capital Humano, Ensino da Língua Inglesa, Formação Profissional, Cultura, Educação, Turismo e Desporto, entre outras.
Seguiu-se uma visita de campo que levou ambas as delegações à Centralidade Teresa Afonso Gomes e ao Hospital Geral Reverendo Pereira Inglês, ambos localizados no Bucula. A agenda incluiu também visitas às fazendas Nova Agrolíder e Turiagro, em Caxito.
A visita foi concluída no Parque Industrial da Sino-Ord, no Município da Barra do Dande.
No final da jornada, o Governador Abdullahi Sule expressou satisfação com o que viu, destacando as semelhanças entre o Bengo e Nasarawa, bem como os avanços no desenvolvimento alcançados por Angola nos últimos anos.
Por sua vez, a Governadora Maria Antónia Nelumba também manifestou contentamento com esta aproximação, que poderá gerar benefícios significativos para a Província do Bengo, especialmente nos domínios da agro-indústria, formação de capital humano, ensino da língua inglesa e formação profissional.
A visita abre caminho para a assinatura, nos próximos dias, de uma carta de intenções e de acordos de geminação entre a Província do Bengo e o Estado de Nasarawa.