Angola comemorou Segunda-feira, 11 de Novembro de 2024, 49 anos de independência, com várias festividades, em todo território nacional que marcam igualmente o arranque das festividades alusivas aos 50 anos da independência do país que culminará a 11 de Novembro de 2025.
No município do Ambriz a data foi marcada pela reabertura da Biblioteca Municipal, uma infra-estrutura completamente reabilitada e apetrechada, no âmbito da responsabilidade social da Petromar.
O ato foi prestigiado com a presença do Vice Governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Edson Cruz, em representação da Governadora, Maria Antónia Nelumba.
Nesta localidade Edson Cruz orientou igualmente o desfile da Guarda de Honra com a Bandeira da República, a cerimónia do Hastear da bandeira em Alusão a data, o descerrar do mural da fama onde são retratadas personalidades de destaque do nosso país e de África, como Dr. António Agostinho Neto, José Eduardo dos Santos, Nelson Mandela, Samora Machel e actual Presidente da república, João Manuel Gonçalves Lourenço .
O Vice-governador orientou ainda o acto de entrega de certificados aos profissionais da saúde do município que participaram da formação em "Atenção Integrada às Doenças de Infância" e em Gestão de Casos de Malária", promovida pela Petromar, no quadro da sua responsabilidade social.
Na sua intervenção o Vice-governador, Edson Cruz, referiu que 11 de Novembro que é a data mais importante da história recente de Angola, simboliza a força e determinação do povo Angolano que pegou armas para conquistar a sua liberdade, para se tornar um povo livre e independente, dono do seu destino, fruto de enormes sacrifícios e derramamento de sangue de melhores e valorosos filhos da pátria cuja a memória deve ser honrada, num país livre rumo ao seu desenvolvimento e crescimento em prol da satisfação e bem estar de todos os angolanos, beneficiando-se, em primeira instância o estado e o povo em geral, de imensas riquezas que país possuí pela generosidade da mãe natureza.
Edson Cruz que sublinhou que o país já deu passos significativos rumo ao progresso, com a conquista da paz em 2022, com ganhos em vários domínios, infiras estruturas, saúde , educação e não só, que não sendo ainda suficientes devemos continuar, apelou, de mãos dadas, todos unidos não olhar pela cresça religiosa, cor partidária, para deixar para as gerações vindouras um pais bom para se viver, o único que temos, disse.
Neste missão o Vice - Governador fez-se acompanhar de alguns membros do Governo Provincial.