Fortalecer as capacidades das mulheres líderes
Durante dois dias (6 e 7 de Outubro de 2025) a Província do Bengo (no Aldeamento Tweza), acolhe o evento de “Workshop de Capacitação e Empoderamento Feminino”, realizado pela Rede de Mulheres Líderes na Governação Local com apoio do Ministério da Administração do Território, do Projecto PASCAL e do PNUD, em parceria com o Governo Provincial do Bengo.
Com o objectivo principal de fortalecer as capacidades das mulheres líderes na governação local, o certame conta com a presença de mais de 50 mulheres, entre líderes da Rede, representantes do Governo, académicas e parcerias internacionais.
A Governadora Provincial do Bengo, no seu discurso de abertura do acto, agradeceu a Rede de Mulheres Líderes na Governação Local pela escolha da Província do Bengo para a realização do imperativo evento, afirmando que é indiscutível o papel relevante que as mulheres desempenham no processo de transformação de qualquer sociedade.
A Governante, salientou que é imprescindível desmantelar as barreiras que as mulheres e meninas enfrentam nos mas variados sectores, para se construir um futuro onde a igualdade de género seja uma realidade.
“Celebramos com esse encontro não só mulheres líderes mas reafirmamos uma jornada de fortalecimento, partilha e inspiração, uma vez que liderança feminina é essencial para uma governação inclusiva, justa e participativa”, reforçou Maria Antónia Nelumba.
Ao final do encontro, a convite do Governo Provincial do Bengo, a Rede de Mulheres visitou o Resort do Açude, em Caxito, onde vislumbraram aquele ponto turístico num ambiente descontraído.
Participaram do evento, a Secretária do Estado para a Administração do Território, Dra. Teresa Quivienguele, o Director Adjunto para a Cooperação da União Europeia, Dr. Francisco Sepúlveda, o Representante Adjunto do PNUD, Dr. Grabriel Dava, a Governadora Provincial da Lunda Norte, Dra. Filomena Elizabeth Aires, e demais convidados.