• Roda Viva Do Amor Chega Ao Bengo


    Cerca de 400 exemplares do livro infantil intitulado "O imbondeiro que queria ser uma árvore de Natal”, de autoria da escritora angolana Cremilda de Lima, prefaciado por Ana Dias Lourenço, foram entregues hoje Terça-feira, 2 de Março, aos alunos da escola primária n.202, na sede municipal de Bula Atumba, província do Bengo.

    O acto que contemplou também a oferta de 1.000 máscaras faciais para o reforço das medidas de prevenção e combate a Covid-19, é uma iniciativa da Primeira Dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço, no âmbito do projecto "Roda Viva do Amor” por si concebido, que visa por um lado apoiar crianças vulneráveis em lares e outras instituições de acolhimento e por outro, a vertente do livro como incentivo à leitura.

    O secretário de estado da Educação para o Pré-escolar e Ensino Primário, Francisco Pacheco, que em representação da titular Luísa Grilo, testemunhou a cerimónia, afirmou que o Plano Nacional de Leitura cujo objectivo é a geração de conhecimento, gosto da leitura e escrita assim como o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem e comunicação, é aqui associado ao projecto Roda do Amor. Não é bom ver um aluno que termina a sexta classe e não saiba ler nem escrever” – referiu o dirigente, apelando para que professores, pais e encarregados de educação abracem e participem desse processo que contribui para fazer o país crescer.

    A governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa, que presidiu o acto, interagiu com os alunos e procedeu a entrega dos livros em nome da Primeira Dama, recomendou o bom uso dos livros e garantiu que a criança continua na agenda das prioridades, sendo que escrupulosamente continuarão a ser cumpridos e implementados os 11 compromissos e nesse domínio, a educação é a bandeira. "...Há dois anos a província registava cerca de 16 mil alunos fora do sistema de ensino, hoje tem 13 mil, esse é apenas um indicador do esforço do governo na preparação da nova geração…”.