• Sector Da Educação Nas Prioridades Do Bengo


    O dado consta do Relatório das actividades desenvolvidas pelo Governo Provincial do Bengo durante o primeiro trimestre de 2021, aprovado durante a quarta reunião ordinária realizada Terça-feira 25, em Caxito, município do Dande.

    Bengo tem entre as prioridades, o sector da educação que conta com uma rede escolar constituída por 285 escolas, 157.585 alunos estão matriculados e 4.123 professores labutam, nesse ano lectivo prestes a terminar.

    Estão inseridos no PIIM 25 projectos do Sector da Educação, entre construção, ampliação, reabilitação e apetrechamento de estabelecimentos escolares, incluindo um internato.

    O referido relatório destaca também questões ligadas ao contexto actual da província e as principais acções desenvolvidas nos domínios sócio-económico, do ordenamento do território e habitação, hotelaria e turismo, execução orçamental, Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate a Pobreza (PIDLCP), em alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018-2022.

    O recadastramento de 4.936 dos 9.738 assistidos entre antigos combatentes, deficientes de guerra, viúvas, órfãos de combatentes controlados pelo governo provincial por via do gabinete provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e a realização da nona edição do Prémio Provincial de Jornalismo cuja gala de premiação ocorreu em Caxito, no dia 26 de Abril, constam das informações prestadas nessa reunião.

    Presidiu a reunião, o vice-governador para o Sector Político, Social e Económico José Francisco Bartolomeu Pedro, delegado pela governadora provincial do Bengo Mara Quiosa.