• Segundo Dia Da Visita Da Governadora Nelumba Marcado Por Actividades Ligadas A Agricultura


    A Região Autônoma de Voyvodina, da República da Sérvia, tem no ramo da agricultura a sua principal actividade econômica e o seu peso no Orçamento local é o mais elevado, comparativamente aos demais sectores.

    sexta-feira, o segundo dia oficial da visita da Governadora Maria Antónia Nelumba, foi marcado por visitas à instituições ligadas a Agricultura.  Na faculdade da agricultura, a primeira a ser visitava ,uma instituição com  sessenta anos de existência, o Reitor desta unidade estudantil mostrou-se disponível para  cooperar com as instituições de ensino do Bengo ligadas a agricultura, principalmente na formação em mestrado, troca de experiências e a realização de contactos directos entre especialistas locais e angolanos na indústria alimentar.

    Por sua vez a Governadora Maria Antónia Nelumba, mostrou total disponibilidade em contar com a instituição tendo em conta a sua vasta experiência, avançando que os primeiros passos para cooperação serão dados tão logo  a Comissão Mista de Cooperação prepare todas as condições operacionais para o efeito. Ressaltou a necessidade do Bengo desenvolver a investigação científica e  a criação de empresas de agro-industriais.

    O momento seguinte foi o instituto "Bio-Sense ", uma instituição prestigiada na Europa que se dedica a investigação científica da qualidade dos solos e da produção agrícola.,Por fim , a Governadora e comitiva , sempre acompanhada pelo Ministro Conselheiro da Embaixada de Angola na Sérvia, Albino Carlos, visitou o Instituto de Culturas do Campo e Hortícolas. Nesta instituição foram igualmente lançadas as bases para uma futura base de cooperação. A Governadora sugeriu para já a necessidade de um acordo para pôr em pratica as intenções manifestadas.

    Com as visitas a estas instituições ligadas a agricultura, abrem-se perspectivas animadoras para o desenvolvimento da agricultura no Bengo com a capacitação de técnicos de alto gabarito e prática de várias culturas com conhecimentos científicos e sustentáveis .

    A visita da comitiva da Província do Bengo a Voyvodina, República da Sérvia, termina amanhã, sem antes serem desenvolvidas outras actividades programadas.