• SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DA PROVÍNCIA APRECIOU SITUAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA


    A sessão decorreu no Palácio do Governo

    O Governo Provincial do Bengo reuniu-se Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025, no Palácio do Governo, em Caxito, na sua segunda sessão extraordinária, sob orientação da Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba.

    Entre outros assuntos, a reunião apreciou o relatório sobre a violência contra a criança, referente ao período de Janeiro a Agosto do ano em curso.

    Neste período, o Serviço Provincial do INAC registou 301 casos de violência contra crianças, dos quais 130 do sexo masculino e 171 do sexo feminino, destacando-se a fuga à paternidade, com 190 casos.

    No quadro da busca de soluções, mediação e conciliação, foram resolvidos 266 dos 301 casos registados.

    A reunião analisou ainda os termos de referência para a realização do III Fórum Provincial sobre a Educação, a ter lugar em Novembro, que refletirá sobre os desafios do ensino pré-escolar e primário.

    Foram igualmente apreciados o cronograma de actividades do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, bem como o Regulamento das Olimpíadas Ambientais na província do Bengo.

    Durante a sessão, os membros do Conselho da Província foram informados sobre a participação do Bengo na V Edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola, onde o município do Dande arrecadou 3 troféus na categoria dos municípios do tipo A, e o Ambriz 2 troféus na categoria do tipo B; o Relatório do Projecto Kitabanga, relacionado com os estudos e a conservação de tartarugas marinhas em Angola, temporada 2024/2025; o Relatório da II Ronda de Vacinação contra a Poliomielite, que imunizou 105.104 crianças menores de 5 anos, superando a previsão de 99.454 crianças.

    Foram também transmitidas informações sobre as recomendações do XII Fórum Nacional da Mulher no Meio Rural, realizado em Agosto, bem como o Comunicado Final do Conselho de Direcção Alargado do Gabinete da Cultura e Turismo.