• Severino Vicente Vence A Decima Segunda Edição Da Meia Maratona "Fuga Para A Resistência" 2024


    Severino Vicente, do Petro de Luanda , foi o grande vencedor na categoria dos 21 quilómetros masculino da decima segunda edição da meia maratona atlética "Fuga para a Resistência"realizada Domingo, 4 de Fevereiro de 2024, num percurso que partiu do desvio da Barra do Dande (comuna da Barra do Dande) até ao Estádio Municipal do Dande, em Caxito.

    Partilhou o pódio com os atletas Daniel Emídio da equipa "Cufucula” do Huambo, segundo classificado e Simão Manuel da Equipa "Bichos do Mato "de Luanda , em terceiro lugar.

    Em femininos, nos 21 quilómetros, Lúcia Capingala do Clube "Inter Clube” de Luanda, superou a sua colega de Equipa, Alda Paulo, segunda classificada e a Atleta Josefina Baptista da equipa "Caminhada do Kilamba” de Luanda que fechou o pódio em terceiro lugar.

    Nos 10 quilómetros subiram ao pódio em masculino António Chimuco da Huila (primeiro classificado), Adriano Gabriel do Uíge (segundo Classificado) e Mario Mataca da equipa Caminhada do Kilamba de Luanda( terceiro lugar) , enquanto que em femininos a corrida foi dominada por Júlia Joaquim do Grupo Cufuluca do Huambo, seguida da Princesa Joaquim da "Caminhada do Kilamba” segundo lugar e Rosa Caetano Tchewewe do Huambo (Terceira classificada).

    Participaram igualmente da prova, atletas juvenis nos 3 quilómetros, paralímpicos em triciclo T - 55, T - 46 e T – 11.

    A prova que se insere nas festividades do 04 de Fevereiro, é uma homenagem aos heróis da pátria que nesta data em 1961, há 63 anos, se levantaram contra o regime colonial português e tomaram de assalto, com catanas, as cadeias para retirar de lá, os nacionalistas presos e no interior de Angola, dar continuidade a luta de libertação nacional até a conquista da independência nacional em 1975.

    Daí a corrida ter tido, como sempre ,dois momentos, nomeadamente a primeira, uma corrida simbólica de aproximadamente 100 metros, nas primeiras horas do dia, junto a Cadeia da Comarca, em Luanda ,que teve a participação da Governadora, Maria Antónia Nelumba e entidades públicas do Bengo e da Federação Angolana de Atletismo.

    A competição instituída e organizada pelo Governo Provincial do Bengo, todos os anos com o apoio da Federação Angolana de Atletismo, teve nesta edição a participação de cerca de 1500 atletas. entre federados e amadores do Bengo, Bié, Huambo, Huila, Luanda, Malanje, Uíge.

    A Governadora Maria Antónia Nelumba que prestigiou a prova com sua presença e procedeu ao tiro de largada da corrida, parabolizou, no final, todos os atletas pela sua participação.

    Maria Antónia Nelumba igualmente apelou na ocasião, a participação de mais províncias para ” termos nas próximas edições atletas de todo país ".