A acção formativa decorre no Auditório General Foguetão
O Ministério da Energia e Águas em parceria com o Instituto Superior João Paulo II da Universidade Católica de Angola, promove no Bengo, de 19 à 20 de Junho do corrente, no Auditório General Foguetão, em Caxito, uma formação dirigida aos técnicos das Administrações e Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS).
A acção formativa, orientada para trinta e seis administrativos e líderes comunitários, tem como objectivo reforçar as capacidades locais na gestão sustentável da água, bem como fomentar práticas de higiene, saneamento e conservação ambiental, factores essenciais para a melhoria da qualidade de vida das populações.
O acto de abertura foi proferido pelo Vice-governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Edson Cruz, em representação da Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba.
Ao tomar da palavra, o governante instou aos formandos, a participação e o devido aproveitamento para que dela resultem acções concretas e duradouras a favor das comunidades do Bengo.
Na ocasião, o Director do Gabinete Provincial da Saúde, Matondo Alexandre, fez saber que, desde o mês de Janeiro até dia 16 de Junho do ano em curso, a província do Bengo, completou três mil e cinquenta e seis casos, com maior destaque nos municípios do Úcua, Dande, Panguila, Barra do Dande e Nambuangongo.
Disse ainda que, nas últimas seis semanas, o quadro mudou completamente e reduziu para dois, três e até mesmo zero casos por dia, fruto do empenho e de um trabalho árduo da comissão multissectorial para combate à cólera no Bengo.
Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração da EPAS-Bengo, Carlos João, informou que, aguarda-se pela chegada de mais sistemas novos para melhorar cada vez mais o abastecimento da água para as populações.
Participaram da actividade, membros do governo provincial do Bengo, o Administrador Municipal Interino do Dande, Rui Pedro e distintos convidados.