• Terminais Marítimos Vão Criar Pólos De Desenvolvimento


    Afirmou sexta-feira, 8, na Barra do Dande (Bengo), o secretário de Estado dos Transportes para a Aviação Civil, Marítima e Portuária, Carlos Borges, no final de uma visita do ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, a província do Bengo.

    O secretário de Estado explicou que actualmente cerca de 80 a 90 por cento do comércio internacional é feito por mar, daí a importância destas infra-estruturas.

    Frisou que o Terminal Oceânico da Barra do Dande, que ainda está numa fase muito preliminar, é um projecto âncora para a região e o ministério pretende ver que sinergias podem ser geradas e que possam beneficiar a indústria, a agricultura e outras áreas complementares que poderão posteriormente ser alavancadas com esse projecto.

    Por outro lado, disse que a visita do ministro centrou-se a volta de alguns projectos que estão a ser desenvolvidos que necessitam do devido acompanhamento e avaliação no terreno.

    Segundo Carlos Borges, o Ministério dos Transportes considera importante que a produção agrícola do Bengo possa sair das zonas de exploração para chegar aos mercados de consumo, visto ser uma província que está próximo da capital e com grande capacidade produtiva agrícola.

    Relativamente aos transportes públicos, o secretário de Estado considera ser necessário criar soluções que sejam integradas e que passam por uma articulação entre o Governo Provincial do Bengo e o central.

    Por sua vez, o vice-governador do Bengo para os serviços técnicos e infra-estruturas, Agostinho da Silva, disse que caso alguns programas como a construção de alguns terminais municipais de apoio a livre circulação de pessoas e bens, construção de um ramal ferroviário se efectivem trarão desenvolvimento na província.