O mercado do Panguila, no município do Dande, província do Bengo, tem uma taxa de ocupação abaixo de 50 por cento da sua capacidade.
Das 5.376 bancadas que o mercado possui, com capacidade para albergar 8.248 vendedores, apenas estão ocupados 1.876 lugares.
Em declarações à ANGOP, a administradora do mercado do Panguila, Rosa Lopes, manifestou a sua inquietação com o pouco aproveitamento de espaços existentes no mercado.
Referiu que o mercado do Panguila tem lugares suficientes para os vendedores interessados a comercializar o seu produto, devendo os interessados se dirigir à administração local do mercado para o seu cadastramento.
Segundo Rosa Lopes, não há motivos das pessoas insistirem em vender fora do mercado ou na rua, visto que dispõe de espaços suficientes e com condições apropriadas.
Por outro lado, a gestora apelou às vendedoras que ainda não aderiram ao Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), no sentido de se dirigirem ao mercado do Panguila, que é o único local onde está a decorrer o processo, para formalizarem a sua actividade comercial.
O mercado do Panguila comporta 5.376 bancadas, 200 armazéns, 144 lojas, 48 restaurantes, 36 câmaras frigoríficas, 112 bancos de pousos, 13 chafarizes, igual número de casas de banho.
O recinto comercial abriu as portas em Setembro de 2010 e conta igualmente com uma área administrativa, uma sala de reuniões, um posto policial, um espaço verde e instituições bancárias, que tem facilitado as transacções financeiras dos comerciantes.
O mercado dispõe ainda de um posto médico para atender eventuais casos de emergência que possam surgir com os feirantes, bem como um parque de estacionamento para mais de 400 viaturas.