• UNIÃO DIMATEKENO DE NAMBUANGONGO VENCEU A EDIÇÃO DO CARNAVAL PROVINCIAL DO BENGO DE 2025


    Competiram 9 grupos carnavalescos

    Pela primeira vez a festa do entrudo no Bengo teve como palco a marginal da bacia de retenção de Caxito, num desfile vencido pela União Dimatekeno de Nambuangongo, terça-feira, 04 de Março de 2025.

    O evento inserido nas Comemorações dos 50 anos da Independência de Angola, que está a ser celebrado este ano, foi organizado pelo Governo Provincial, através do Gabinete Provincial da Cultura e Turismo, e realizado, pela recém criada Associação Provincial do Carnaval do Bengo, (APROCAB).

    Num ambiente de festa, alegria e euforia, com a magia contagiante da cultura, danças, ritmos, cazucuta, maringa, semba e muito mais, 9 grupos carnavalescos da província competiram, perante os olhos atentos dos sete membros do corpo de jurados encabeçado pelo Professor e Actor, Sizainga Raul Francisco, na qualidade de presidente do Júri.

    No desfile prestigiado com a presença da Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba e testemunhado pelos dois vice- Governadores, José Francisco Bartolomeu Pedro e Edson Cruz, administradores municipais, membros do Governo, convidados e uma grande multidão, o grupo do município de Nambuangongo superou os seus adversários.

    Com 546 Pontos, venceu a edição do Carnaval do Bengo de 2025, tendo levado para casa o prémio monetário de três milhões de kwanzas, mais duzentos e cinquenta mil kwanzas do prémio de melhor canção e ainda duzentos e cinquenta mil kwanzas de melhor dança.

    Em segundo, classificou-se o grupo União Jovens Independentes do kingungo, recompensado com dois milhões de kwanzas e em terceiro lugar, o Grupo Úniao Etu Twiza, premiado com um milhão e quinhentos mil kwanzas, em quarto o grupo Rainha Njinga Mbande, que levou um milhão de kwanzas e em quinto, ficou o grupo Ndenge Anonga de Pango Aluquém, premiado com 800 mil kwanzas.

    O júri, atribuiu ainda os prémios de melhor corte (Rainha), alegoria e melhor comandante a União Jovens Independentes do kingungo, e melhor bandeira ao grupo Rainha Njinga Mbande.

    No final do desfile, a Governadora Maria Nelumba, em declaração a imprensa, felicitou toda organização do evento, agradeceu os que patrocinaram para o êxito do evento e encorajou a Associação Provincial do Carnaval do Bengo (APROCAB), tendo recomendado para iniciar já com a preparação da próxima edição do carnaval do Bengo.