• Workshop Aumenta Literacia Financeira No Bengo


    Mais de 100 jovens da província do Bengo participam do "Workshop sobre multiplicadores em gestão de finanças pessoais

    Mais de 100 jovens da província do Bengo participam do "Workshop sobre multiplicadores em gestão de finanças pessoais”, a decorrer durante 3 dias, a partir desta Quarta-feira, 21 de Julho, no auditório General Foguetão, na Açucareira, município do Dande.

    A formação que conta com a prelecção de técnicos do Banco Nacional de Angola, na qualidade de promotor, em cooperação com os ministérios da Juventude e Desportos e da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, tem como finalidade municiar os participantes com ferramentas que os habilitem a conduzir com êxito a vida financeira, administrar correctamente o dinheiro e a sua utilização, para a satisfação das necessidades, desejos, sonhos e projectos.

    "…vamos formar multiplicadores de gestão em finanças pessoais, instrumento de extrema importância em situação de crise. As finanças pessoais estão relacionadas com o indivíduo que é parte integrante da família e da sociedade. Queremos que se esmerem na absorção dos conhecimentos e sejam melhores que nós para poderem transmiti-los ali onde por vários motivos não podemos chegar…” - Teresa Pascoal, Directora do Departamento de Inclusão Financeira do Banco Nacional de Angola.

    Para Catarina João, formadora técnica do Banco Nacional de Angola "…educação financeira pressupõe mudança de comportamento e relacionamento saudável com o dinheiro para que ele pare nos nossos bolsos.”

    Relacionamento com o dinheiro, orçamento pessoal e familiar, prevenção e protecção, consumo consciente e planeado, poupança e investimento, crédito e endividamento, constam do leque de matérias ministradas durante a formação.

    O director do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Yuri Silva que presidiu a cerimónia de abertura, em representação da Governadora Provincial do Bengo, Mara Quiosa, exortou a juventude e as famílias a valorizarem esta acção de formação, na perspectiva do aumento de rendimentos.