bengo.gov.ao
 
Província
07 Fevereiro de 2023 | 12h02

AVELINO SANGUNHALE VENCE MEIA MARATONA "FUGA PARA A RESISTÊNCIA

Nacionais e Estrangeiros Residentes Participam na Meia Maratona

Escute aqui o Audio associado a esta notícia:
Avelino Sangunhale, da equipa "Cufucula" da província do Huambo, venceu na categoria dos 21 quilómetros da meia maratona atlética "Fuga para a Resistência" que foi realizada sábado, dia 4 de Fevereiro de 2023, ocorrida no município do Dande, província do Bengo, no dia do Início da Luta Armada e de Libertação Nacional.

A prova instituída e organizada pelo Governo Provincial do Bengo, todos os anos com o apoio da Federação Angolana de Atletismo, é uma homenagem aos heróis da pátria que no dia 4 de Fevereiro se levantaram contra o regime colonial português e tomaram de assalto, com catanas, as cadeias para retirar de lá, os nacionalistas presos e no interior de Angola, dar continuidade a luta de libertação nacional até a conquista da independência nacional.

A prova premiou também Ernestina Paulino, do Inter de Angola, na categoria dos 21 quilómetros feminino enquanto nos 10 quilómetros ocuparam os primeiros lugares, Pascoal Januário em masculino e Paula Domingos em feminino.

Participaram igualmente da prova, atletas juvenis nos 3 quilómetros, paralímpicos em triciclo T - 55, T - 46 e T - 11, atletas das províncias do Uíge, Cuanza Norte, zaire, Luanda, Huíla, Benguela e Malange, assim como estrangeiros residentes de nacionalidade, francesa, inglesa e portuguesa.

A Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, que presidiu o acto provincial da efeméride, depositou uma coroa de flores no Memorial aos Heróis da Pátria da Primeira Região Político-Militar e escreveu no livro de honra "Honra e glória aos nossos heróis. Os heróis jamais serão esquecidos".

vingou o desporto e esperamos fazer uma prova melhor no próximo ano com a participação de mais províncias e atletas internacionais..." - Governadora Provincial do Bengo, no final da premiação.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais