BENGO: INAUGURADA OFICIALMENTE FABRICA DE SILÍCIO DE MANGANÊS DA XINTAI HESHENG
BENGO: INAUGURADA OFICIALMENTE FABRICA DE SILÍCIO DE MANGANÊS DA XINTAI HESHENG
fábrica conta, actualmente, com aproximadamente 260 trabalhadores
A Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, procedeu, sexta-feira, 12 de Dezembro de 2025, ao corte da fita inaugural da fábrica de silício de manganês da Xintai Hesheng, localizada no Musseque Quipungo, município do Panguila.
O acto marca a inauguração oficial desta unidade fabril, cujas bases foram lançadas em 2021.
O projecto, actualmente na sua segunda fase e a operar com dois grandes fornos de cuba que produzem cerca de 30 mil toneladas por ano, está implementado numa área de 20 hectares.
Iniciada a primeira fase em 2023, a produção arrancou um ano depois. A fábrica conta, actualmente, com aproximadamente 260 trabalhadores nacionais, maioritariamente jovens. Com a expansão prevista para o próximo ano, a força de trabalho poderá atingir 600 funcionários, quando a unidade ganhar mais dois grandes fornos de cuba.
A instalação desses novos equipamentos será acompanhada pela construção de sistemas de valorização de resíduos, nomeadamente linhas de sinterização de minério de manganês e de moagem de escória, factores importantes para a protecção do meio ambiente, afirmou o CEO da Xintai, Liu Feng.
No seu discurso, a Governadora Maria Antónia Nelumba manifestou satisfação por inaugurar mais uma fábrica numa altura em que o país celebra os 50 anos de Independência.
Ressaltou que esta unidade representa mais emprego e maior desenvolvimento socio-económico para a província, que, nos últimos dois anos, já ganhou cerca de 20 empreendimentos industriais.
A governante revelou ainda que o Bengo contará, ainda este ano, com uma imponente fábrica de alumínio, capaz de gerar cerca de 2.000 empregos directos para as famílias da província e não só. “Tudo isso se traduz em mais empregos, desenvolvimento comunitário, melhoria do rendimento familiar, estabilidade social e crescimento emancipador da camada jovem”, sublinhou.
Maria Antónia Nelumba destacou as condições favoráveis do Bengo para atrair cada vez mais investimentos e apelou ao esforço e dedicação de todos para elevar a província a altos patamares de desenvolvimento socio-económico, visando oferecer melhores condições de vida à população.
O acto contou com a presença do Vice-Governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Edson Cruz, Administradores municipais, membros do Governo Provincial, representantes de organizações políticas e distintos convidados.