Descubra a Província do Bengo

Explore informações detalhadas sobre a organização administrativa e política da Província

Explorar a Província do Bengo

Notícias



Clique para assistir o vídeo!

Roteiro-Bengo

Governo 22-01-2026
BENGO LANÇA 14.ª EDIÇÃO DA MEIA MARATONA FUGA PARA RESISTÊNCIA

Terá lugar no dia 4 de Fevereiro

O Vice-Governador da Província do Bengo para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, procedeu, nesta quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026, ao lançamento oficial da 14.ª edição da Meia Maratona Fuga para a Resistência, em conferência de imprensa realizada no auditório da Delegação Provincial de Finanças, na localidade da Açucareira, em Caxito.

A prova, considerada a segunda maior competição de atletismo do país, depois da São Silvestre, terá lugar no próximo 4 de Fevereiro, data que assinala o início da Luta de Libertação Nacional, inserida no quadro das celebrações da efeméride.

O evento é promovido pelo Governo da Província do Bengo, em parceria com a Federação Angolana de Atletismo, tendo como patrocinador oficial, na presente edição, o Grupo Tchaco.

Estão previstos cerca de 2.000 atletas, entre federados, que competirão nos 21 quilómetros, e amadores, nos 10 quilómetros, incluindo as categorias Paralímpicas T11 e T46. A organização prevê ainda a participação de 200 crianças, na classe infantil que competirão os 3 quilómetros.

Até ao momento, encontram-se já inscritos aproximadamente 1430 atletas adultos, do total previsto. Está confirmada a participação de atletas provenientes das províncias do Uíge, Zaire, Icolo e Bengo, Luanda, Cuanza-Norte, Benguela, Huambo e Huíla, bem como de países como a República Democrática do Congo e a República do Congo. Participarão igualmente atletas estrangeiros residentes em Angola, oriundos do Brasil, Portugal, França, Índia, entre outros.

No capítulo da premiação, todos os atletas receberão medalhas de participação. Na prova dos 21 quilómetros, serão premiados os cinco primeiros classificados; nos 10 quilómetros, os três primeiros, o mesmo número para as categorias T11 e T46.

As crianças, que disputarão a corrida de 3 quilómetros, serão premiadas do 1.º ao 10.º lugar, com material escolar.

Fonte: Sem fonte
Governo 22-01-2026
ASFALTAGEM DE QUATRO QUILÓMETROS DE ESTRADA DA VILA SEDE DO MUNICÍPIO DO AMBRIZ ALEGRA MUNÍCIPES

Lançamento oficial do início da obra

Na manhã terça-feira, 20 de Janeiro do ano em curso, os munícipes do Ambriz, testemunharam com bastante alegria e satisfação o lançamento oficial do início da obra de asfaltagem de quatro quilómetros de estradas, na vila sede, um gesto enquadrado no âmbito da responsabilidade social da empresa Petromar e terá uma duração de seis meses e será construída pela empresa Tecnovia Angola.

A cerimónia foi presidida pelo Governador Provincial Interno, Édson Cruz, que ao discursar, disse que, “o Governo Provincial do Bengo, considera que a empreitada que hoje inicia constitui um passo significativo no processo de melhoria das infra-estruturas rodoviárias urbanas do município do Ambriz, factor determinante para a promoção do desenvolvimento local, da mobilidade segura e da valorização do espaço público”.

Ainda na sua intervenção, Édson Cruz, valorizou, de forma especial, a parceria estabelecida com a Empresa Petromar, no âmbito da sua responsabilidade social corporativa, e reconheceu o gesto como um exemplo de compromisso empresarial com o bem-estar das comunidades.

Por sua vez, o Administrador Municipal do Ambriz, António Francisco Tingão Mateus, referiu na sua intervenção de boas vindas que “hoje, estamos a marcar uma nova era para o nosso município, a responder a uma gritante e imperiosa necessidade diária dos munícipes, em mostrar resultados da acção da Administração Local, sobre um factor que nos dividia nos diálogos entre os vários actores sociais. Estes quatro quilómetros de asfalto que teremos, é com certeza o ponto de partida da corrida que decidimos fazer até atingir os mais vinte e um quilómetros em toda a sede do município, visando deixar o Ambriz melhor do que encontramos” referiu.

Na ocasião, o Director Geral da Petromar, Frederic Heintz, reafirmou que a parceria entre o estado angolano em especial com a Administração Municipal do Ambriz, vai continuar a julgar pelos longos anos de existência.

Participaram da cerimónia, os Membros do Governo Provincial e da Administração Municipal, Parceiros da Petromar, Autoridades Tradicionais e Eclesiásticas, Membros do Conselho de Auscultação das Comunidades e munícipes.

Fonte: Sem fonte
Governo 19-01-2026
BENGO CELEBRA DIA DO ANTIGOS COMBATENTES E VETERANOS DA PÁTRIA

Celebrado 15 de Janeiro

A província do Bengo assinalou, sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026, o Dia dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, celebrado anualmente a 15 de Janeiro em todo o país. A data é dedicada a homenagear e dignificar os heróis da luta armada de libertação nacional e da defesa da pátria, que culminou com a conquista da Independência Nacional e da liberdade do povo angolano.

O acto provincial da efeméride, celebrado este ano sob o lema “Dignificar o Antigo Combatente é Enaltecer os Ideais do Povo Angolano”, teve lugar nas instalações da Delegação Provincial da Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (FAA), em Caxito, município do Dande.

A cerimónia foi orientada pelo Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, em representação da Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba.

Na ocasião, a Delegada Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Isabel Casimiro Leitão Ribeiro, afirmou que a comemoração visa enaltecer e reconhecer publicamente o contributo inestimável dos antigos combatentes e veteranos da pátria na conquista da independência nacional, na preservação da soberania e na consolidação da paz, reforçando os valores do patriotismo, da unidade nacional e da cidadania, sobretudo junto da juventude e das novas gerações.

No seu discurso, o Vice-Governador destacou os esforços do Executivo angolano, apesar da actual conjuntura financeira, no sentido de dignificar os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria. Entre as medidas apontadas constam o aumento das pensões, a preparação do Cartão do Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, que permitirá a isenção do pagamento de bilhetes nos transportes públicos, bem como iniciativas voltadas para a alfabetização e melhoria das qualificações dos antigos combatentes e deficientes de guerra, assim como das suas famílias, em articulação com escolas, instituições públicas e privadas, centros de formação profissional e de emprego.

José Francisco Bartolomeu Pedro apelou ainda a todos os angolanos para que reflictam e se solidarizem com a causa e os feitos históricos protagonizados por esses valorosos filhos da pátria, que sacrificaram as suas vidas em prol da independência nacional.

No quadro da solidariedade com os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, a Fundação Lwini associou-se às celebrações com uma delegação chefiada pela Chefe do Departamento de Projectos, Patrícia Ceita, tendo procedido à doação de cadeiras de rodas, canadianas, pares de meias, cobertores e tabuleiros de xadrez e dama.

O acto contou com a presença do Delegado Provincial da Caixa de Segurança Social das FAA, Coronel reformado Zacarias Catangoji, Membros do Governo Provincial, Administradores municipais e Adjuntos, Directores municipais da Acção Social, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e distintos convidados.

Fonte: Sem fonte
Governo 16-01-2026
BENGO / INAUGURADA FÁBRICA DE ALUMÍNIO DA HUATONG NA BARRA DO DANDE, COM A CRIAÇÃO DE MIL NOVOS POSTOS DE TRABALHO

Localizada na Zona Franca de Desenvolvimento

O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, inaugurou nesta quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026, a Fábrica de Alumínio da Huatong, localizada na Zona Franca de Desenvolvimento da Barra do Dande, no município da Barra do Dande, província do Bengo.

A infra-estrutura resulta de um investimento privado no âmbito da cooperação Angola–China, avaliado, nesta primeira fase, em cerca de 250 milhões de dólares norte-americanos, prevendo a criação de aproximadamente mil novos postos de trabalho, sobretudo para a juventude da província e do país em geral.

Nesta fase inicial, a unidade industrial terá uma capacidade de produção anual de 120 mil toneladas de alumínio electrolítico, devendo gerar cerca de 300 milhões de dólares em receitas anuais, contribuindo de forma directa e significativa para o crescimento económico e industrial da província do Bengo e de Angola.

No final da cerimónia de inauguração, em conferência de imprensa, o Presidente da República manifestou a sua satisfação com o empreendimento, sublinhando que o mesmo constitui um importante contributo para a diversificação da economia nacional e demonstra a capacidade do país em atrair investimento privado estrangeiro e não só, promovendo o consumo do produto nacional, o aumento das receitas fiscais, as exportações e a criação de mais postos de trabalho.

“Com este investimento privado, é evidente que temos de sair daqui com um sorriso nos lábios, porque começamos a concretizar aquilo que pretendemos: atrair cada vez mais investimento privado, quer nacional quer estrangeiro. Começamos também a construir o caminho para diversificar e aumentar os produtos de exportação”, afirmou.

Na ocasião, o Chefe de Estado abordou igualmente a importância estratégica da energia eléctrica para a atracção do investimento privado, a industrialização do país e a valorização dos municípios, destacando que o Projecto de Electrificação do Triângulo dos Dembos e Nambuangongo consta das prioridades do Executivo.

Por sua vez, o Ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguens, manifestou o sentimento de dever cumprido, sublinhando que a fábrica ora inaugurada constitui um pilar importante do Plano de Desenvolvimento Industrial de Angola, estando alinhada com o Decreto Presidencial n.º 213/23, que estabelece o Regime Jurídico de Incentivo à Produção Nacional, com vista ao aumento da produção interna, à redução das importações e à diversificação das exportações.

A Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, na sua mensagem de boas-vindas, não escondeu a satisfação pelo investimento, destacando que a presença do Presidente da República na cerimónia representa, de forma inequívoca, o engajamento do Executivo angolano na promoção da diversificação da economia nacional, através do incentivo à instalação de empreendimentos industriais e de outra natureza.

A Governante referiu que, “nos últimos dois anos, a província do Bengo registou a instalação de dezenas de fábricas, nomeadamente nas zonas da Barra do Dande e Panguila, com a criação de cerca de 2.354 postos de trabalho, além de outros empreendimentos em fase de construção, com destaque para a Fábrica de Fertilizantes no Pólo Industrial das Mabubas, no Dande, cuja inauguração está prevista para este ano," referiu.

Maria Antónia Nelumba salientou ainda que o Bengo afirma-se como um pólo estratégico de atracção de investimento estrangeiro, tendo firmado, nos últimos dois anos, acordos de geminação com a Região da Voivodina (República da Sérvia), Shandong (República Popular da China) e o Estado de Nasarawa (República Federal da Nigéria), reiterando contar com o contínuo apoio do Presidente da República e do Executivo para a concretização dos projectos em carteira para o desenvolvimento multifacético da província.

O acto contou com a presença de membros do Executivo, do Embaixador da China em Angola, dos dois Vice-governadores provinciais, José Francisco Bartolomeu Pedro e Edson Cruz, deputados à Assembleia Nacional, Administradores municipais, Membros do Governo Provincial, autoridades tradicionais e distintos convidados.

Fonte: Sem fonte
Governo 14-01-2026
BENGO: REALIZADO WORKSHOP SOBRE PROGRAMA NACIONAL DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Como objectivo de garantir uma implementação do PNAE

O Governo Provincial do Bengo, por intermédio do Gabinete Provincial da Educação, realizou terça-feira, 13 de Janeiro de 2026, no auditório General Foguetão, localizado na Açucareira, em Caxito, um workshop sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O evento foi presidido pelo Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, em representação da Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba.

De acordo com o Director Provincial da Educação, Manuel Fernandes “Kurizemba”, o workshop teve como objectivo garantir uma implementação do PNAE alinhada às normas que regem o programa, constantes do Decreto n.º 83/25, bem como capacitar os diferentes intervenientes, visando o aperfeiçoamento das suas competências técnicas nos domínios da planificação, execução, acompanhamento e avaliação do programa.

Na sua intervenção, o Vice-Governador José Francisco Bartolomeu Pedro recomendou aos participantes maior empenho durante o encontro, de modo a absorverem o máximo de conhecimentos e serem capazes de colocá-los em prática, tornando a execução do programa mais objectiva e profícua, com especial destaque para o componente nutricional.

Durante o workshop foram abordados temas relacionados com o quadro legal do programa, o seu enquadramento histórico, objectivos, orientações e estratégias de implementação, bem como os intervenientes, suas atribuições e responsabilidades.

Foram igualmente apresentados o quadro nutricional da Alimentação Escolar e os instrumentos de monitoria e de prestação de contas do programa.

Recorde-se que, numa primeira fase, sete municípios da província do Bengo foram abrangidos pelo PNAE, nomeadamente: Bula Atumba, Muxaluando, Pango Aluquém, Piri, Quibaxe, Quicunzo e Úcua.

O encontro contou com a participação de administradores municipais, administradores municipais adjuntos, directores municipais da Educação, Agricultura e Saúde, bem como outros quadros seniores das administrações municipais

Fonte: Sem fonte

bengo.gov.ao Governadora Provincial do Bengo

Maria Antónia Nelumba




Entidades Tuteladas


Projectos Estruturantes


Canais de Atendimento


Parceiros