Descubra a Província do Bengo

Explore informações detalhadas sobre a organização administrativa e política da Província

Explorar a Província do Bengo

Notícias



Clique para assistir o vídeo!

Roteiro-Bengo

Governo 06-02-2026
MAIS DE DOIS MIL UTENTES FORAM ASSISTIDOS NA FEIRA DE SAÚDE DANDENSE NO BENGO

Barra do Dande

A Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande em parceria com o Governo Provincial do Bengo, realizaram nesta Quinta-feira, 5 de Fevereiro, no Bairro Musseque Mafulo no Município da Barra do Dande, a Primeira Edição da Feira de Saúde Dandense, uma iniciativa de carácter social destinada a reforçar o acesso aos cuidados básicos de saúde e a promover o bem-estar das comunidades locais.

O Acto de abertura foi presidido pela Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, que ao intervir, manifestou uma profunda gratidão pela iniciativa e afirmou a necessidade de se construir num curto prazo de tempo um posto médico naquela localidade.

O evento, registou mais de dois mil utentes assistidos em consultas médicas gratuitas por 10 Médicos, 49 Enfermeiros, 10 Técnicos

Diagnósticos, com consultas nas áreas do PAV, HPV, Puericultura, Dermatologia, Estomatologia, Fisioterapia, Psicologia, Medicina, Pediatria, Testagem laboratorial e Farmácia, e teve o apoio das empresas que integram e participam no desenvolvimento da Zona Franca da Barra do Dande, designadamente Huatong, Sino-Ord, Refrica Oils, Global Grains e DAR Angola. Esta acção representa um dos pilares do compromisso da Zona Franca com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável das comunidades.

A agenda da Feira de Saúde Dandense contemplou ainda a distribuição de medicamentos e mosquiteiros, bem como a entrega oficial de duas salas anexas do Complexo escolar n.º 2005, reabilitada e apetrechada no âmbito da iniciativa de responsabilidade social, por forma a contribuir para a melhoria das condições sociais e educativas da comunidade.

Por sua vez, o PCA da Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande, Adilson Catala, disse que, “a Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande reafirma o seu empenho em promover acções contínuas que contribuam para a inclusão social, melhoria das condições das populações, consolidação de uma relação de confiança com as populações da Barra do Dande”, realçou.

Participaram do acto, o Vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, a Administradora Municipal da Barra do Dande, Membro do Governo, distintos convidados e a população em geral. ‎

Fonte: Sem fonte
Governo 05-02-2026
INTERCLUBE DOMINA XIV EDIÇÃO DA MEIA MARATONA ATLÉTICA" FUGA PARA RESISTÊNCIA" NO BENGO

Uma homenagem aos Heróis da Pátria

Em alusão ao 4 de Fevereiro, data que assinala o início da Luta Armada de Libertação Nacional, o Governo Provincial do Bengo, em colaboração com a Federação Angolana de Atletismo e em parceria com o Grupo Tchaco, realizou nesta quarta-feira, 4 de Fevereiro, a XIV edição da Meia Maratona Atlética “Fuga para a Resistência”.

A prova contou com corridas de 21 km para atletas federados, 10 km para atletas populares adultos e 3 km para a classe infantil, além de uma prova de marcha atlética na distância de 5 km. O evento reuniu mais de 2.000 atletas, reafirmando-se como uma das maiores competições do calendário desportivo nacional.

Na prova principal de 21 quilómetros, destinada a atletas federados, a agremiação Interclube de Angola dominou amplamente as competições masculina e feminina. Em
Masculinos ocupou o
1° lugar com o atleta João Cativa (n.º 739) – 1h08’05” e 2° lugar com o Atleta
Jeremias Kandembo (n.º 741) – 1h08’13.
Em terceiro lugar ficou o Severino Vicente do Petro de Luanda, (n.º 185) – 1h08’55”, em
4.º Pedro Sanhoha (n.º 738) – 1h08’55” e
5.º Daniel Emídio (n.º 743) – 1h08’59”, ambos ainda do Interclube. Em femininos, os três primeiros lugares do pódio, tiveram as cores do Interclube, com Lúcia Kapingala (n.º 740) – 1h22’10”, primeira classificada, Adelaide Machado (n.º 736) – 1h22’29”, em segunda e
Regina Januário (n.º 737) – 1h23’46” terceira classificada.
No capitulo da premiação,
nos 21 km, os prémios monetários foram:
1.º lugar: 1.000.000 Kz, 2.º lugar: 800.000 Kz, 3.º lugar: 500.000 Kz.
Na prova de 10 km, 1.º lugar: 500.000 Kz, 2.º lugar: 400.000 Kz e no 3.º lugar: 300.000 Kz.
Na classe infantil, do 1.º ao 3.º classificado, os atletas receberam medalhas, mochilas e tablets.

A prova foi igualmente inclusiva, com a participação de atletas paralímpicos nos 10 km, sendo atribuídos tablets aos três primeiros classificados.

Todos os participantes receberam medalhas de participação.

No final da prova, a Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, destacou que a competição constitui uma homenagem aos Heróis da Pátria, manifestando satisfação pelo elevado nível organizativo e afirmando que a edição superou as expectativas.

Por sua vez, o Secretário de Estado para o Desporto, Paulo Madeira, que acompanhou a prova em representação do Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, elogiou a dimensão nacional e internacional do evento e reiterou o compromisso do ministério em continuar a trabalhar com o Governo Provincial do Bengo para o fortalecimento da meia maratona.

A competição foi antecedida por uma pré-corrida simbólica, realizada nas primeiras horas da manhã, junto à Comarca Central de Luanda, com a participação de várias entidades, entre as quais a Governadora Maria Antónia Nelumba, o Secretário de Estado Paulo Madeira, os Vice-Governadores do Bengo José Francisco Bartolomeu Pedro e Edson Cruz, o Presidente da Federação Angolana de Atletismo, Bernardo João e membros do Governo Provincial do Bengo.

Fonte: Sem fonte
Governo 05-02-2026
DIA DO INÍCIO DA LUTA ARMADA DE LIBETAÇÃO NACIONAL MARCADO COM A DEPOSIÇÃO DE COROA DE FLORES NO MEMORIAL AOS HERÓIS DA PÁTRIA NO BENGO

4 de Fevereiro

A Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, procedeu a deposição de uma coroa de flores no Memorial aos Heróis da Pátria, afectos á Primeira Região Político-Militar, em memória ao 4 de Fevereiro, no Município do Dande, em Caxito, nesta Quinta-feira, 4 de Fevereiro, num acto solene de elevada importância histórica e patriótica, destinado a render tributo aos homens e mulheres que, com coragem, entrega e sacrifício, lutaram para o alcance da independência, soberania e integridade territorial da República de Angola.

Maria Nelumba, destacou a importância de preservar a memória histórica e a necessidade de transmitir às novas gerações os valores do patriotismo, da unidade nacional, da coragem e do compromisso com o bem comum, princípios que orientaram a luta de libertação nacional e continuam a nortear o processo de construção e desenvolvimento do país.

A governante apelou aos mais jovens da nova geração devem lembrar e valorizar os esforços que mais velho envidaram para que hoje tivéssemos um país livre e independente, sobretudo, compromisso permanente com a valorização da história de Angola, o respeito pelos seus heróis e a consolidação dos ideais de paz, reconciliação nacional e progresso afim de manter viva a memória daqueles que edificaram os alicerces da Nação angolana.

Participaram do acto, os Vices-governadores para Sector Político Social e Económico, e para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, José Francisco Bartolomeu Pedro e Édson Cruz, respectivamente, bem como os membros do Governo.

Fonte: Sem fonte
Governo 29-01-2026
BENGO: REALIZADO SEMINÁRIO METODOLÓGICO SOBRE CONTRATAÇÃO PÚBLICA

Auditório General Foguetão

O Governo Provincial do Bengo, em parceria com o Serviço Nacional de Contratação Pública (SNCP), realizou nesta quarta-feira, 28 de Janeiro de 2026, um Seminário Metodológico sobre Contratação Pública, num acto presidido pelo Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, em representação da Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba.

De acordo com o Director-Geral do Serviço Nacional de Contratação Pública, Osvaldo Ngoloimwe, o referido seminário enquadra-se nos esforços contínuos para a promoção da transparência, legalidade e eficiência na gestão da despesa pública, visando o reforço da capacidade técnica, a uniformização dos procedimentos, bem como a correcta interpretação do regime jurídico aplicável à Contratação Pública, nomeadamente a Lei n.º 41/20, de 23 de Dezembro.

No seu discurso, o Vice-Governador destacou que a contratação pública desempenha um papel estratégico na dinamização da economia nacional, sublinhando que a aplicação correcta das normas que regem esta actividade não constitui apenas uma exigência legal, mas também um imperativo moral.

Na ocasião, o governante apelou a todos os gestores públicos e demais intervenientes no processo de contratação pública para que actuem com elevado sentido ético, profissionalismo e estrito respeito pela Lei.

O seminário teve como público-alvo Directores e Delegados provinciais, Administradores municipais e adjuntos para a Área Financeira, responsáveis dos Gabinetes de Estudos, Planeamento e Estatística (GEPE), Jurídicos, bem como técnicos afectos às Unidades de Contratação Pública.

Fonte: Sem fonte

bengo.gov.ao Governadora Provincial do Bengo

Maria Antónia Nelumba




Entidades Tuteladas


Projectos Estruturantes


Canais de Atendimento


Parceiros