bengo.gov.ao
 
Saúde
11 Maio de 2022 | 13h05

Bengo acolhe acto central do Dia da Parteira

A Secretária de Estado para Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Elsa Barber, reconheceu o trabalho incansável que as profissionais têm feito nas maternidades.

Cem parteiras tradicionais dos municípios do Ambriz, Dande e Nambuangongo, na província do Bengo, beneficiaram, Quinta-feira, 5 de Maio de 2022, de kits de trabalho, no âmbito do Dia Internacional da Parteira.

As beneficiárias, 60 do Ambriz, 20 do Dande e igual número de Nambuangongo, receberam luvas, banheiras, tesouras, cobertores, toalhas, álcool gel, sabão e lixívia.

Ao intervir no acto central da efeméride, a secretária de Estado para Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Elsa Barber, reconheceu o trabalho incansável que as profissionais têm feito nas maternidades, centros médicos e lares nas comunidades, arriscando, por vezes, as suas próprias vidas para salvar outras mulheres e recém-nascidos.

"Em toda sociedade a taxa de mortalidade materna é um indicador importante para a avaliação do estado de desenvolvimento socioeconómico e demográfico do país”, sublinhou.

Para o vice-governador para sector Político, Social e Económico, José Bartolomeu Pedro, as parteiras tradicionais enquanto prestadoras de serviço desempenham um papel preponderante na vida das famílias.

O papel desempenhado por esta franja da sociedade tem merecido uma atenção especial do Executivo Angolano, no quadro das políticas de inclusão social e promoção do desenvolvimento focadas para o meio rural, disse o governante.

O Dia Internacional da Parteira foi instituído, em 1991, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para salientar a importância do trabalho das parteiras em todo o mundo na melhoria da qualidade dos cuidados oferecidos às mulheres.

  ANGOP



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais