A Associação dos Professores de Língua Francesa em Angola (AEFA) com apoio da Embaixada Francesa, realizou dia 03 de Julho de 2024, em Caxito, município do Dande, a Décima Bienal dos Professores de Língua Francesa em Angola.
O evento que aconteceu em três dias (3 à 5 de Julho) teve como objectivo a troca de experiência e socialização entre docentes, no domínio do ensino e aprendizagem da língua francesa através de actividades académicas e culturais.
Em representação a Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba, o Vice governador para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, desejou boas vindas augurando que se alcancem os objectivos definidos para se estimular de forma contínua a aprendizagem das línguas estrangeiras no nosso país.
O Secretário de Estado para o Pré-escolar e o Ensino Primário, Pacheco Francisco, em representação a Ministra da Educação, Luísa Grilo, na sua intervenção, realçou que o Ministério da Educação (MED), em colaboração com o Serviço de Cooperação e Acção Cultural da Embaixada de França em Angola têm desenvolvido um conjunto de acções consubstanciadas na transformação e modernização dos materiais curriculares e formação de professores e supervisores pedagógicos de língua francesa dos níveis de ensino sob tutela do MED.
Estiveram presentes mais de 150 Professores de Língua Francesa vindos das 18 províncias de Angola.
Prestigiou o acto a Embaixadora da República de França acreditada em Angola, Sophie Aubert, membros do Corpo Diplomático da Embaixada Francesa em Angola, Director do Gabinete Provincial do Bengo, Manuel Kudizemba, e demais membros do governo.