bengo.gov.ao
 
Província
25 Junho de 2024 | 12h06

BENGO ACOLHEU A REUNIÃO DE ALINHAMENTO DO FADA

Apresentação do Programa "Osi Yeto



O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), instituição financeira não bancária, realizou  segunda-feira 24 de Junho, no Auditório General Foguetão em Caxito, no município do Dande, a Reunião de Alinhamento Referente a Implementação do Programa de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar "Osi Yeto".

A reunião teve como finalidade principal, a apresentação do Programa "Osi Yeto " e a harmonização das estratégias para a sua efectiva operacionalização.
 O encontro reuniu representantes do FADA, IDA, Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do MINAGRIF, bem como os Directores dos Gabinetes Provinciais da Agricultura, Pecuária e Pescas e dos Gabinetes de Desenvolvimento Económico Integrado.

O discurso de boas vindas coube ao Vice-Governador para o Sector Político Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro em representação da Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba, que ao tomar da palavra começou por agradecer o Conselho de Administração do FADA por ter escolhido o Bengo para acolher a referida reunião.

 E disse ainda que "a Província do Bengo, é potencialmente agrícola, cuja actividade é desenvolvida por cerca de 70% da população, onde a agricultura familiar é predominante".

Convidado para intervir, o Director Geral do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Felismino da Costa, deferiu que, "o IDA, sendo braço operacional do Ministério da Agricultura e Florestas, apoia às explicações agrícolas familiares, no apoio ao acesso do conhecimento técnico, científico e tecnologias adaptadas aos respectivos sistemas de produção". 

O discurso de abertura foi proferido pela Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), Felisberta Maria da Costa Pereira Francisco.
Ao intervir, a dirigente referiu que, a agricultura familiar tem sido, ao longo dos anos, um pilar fundamental da nossa economia, sustentando a vida de milhões de angolanos e garantindo o abastecimento alimentar das nossas comunidades.
 Porém, este Subsector tem enfrentado diversos desafios que requerem um esforço concertado e estratégico para serem superados.

O Osi Yeto, surge precisamente com o propósito de responder a estes desafios.
 Este programa visa essencialmente fomentar a aceleração e a diversificação da produção e da produtividade agro-pecuária, promover práticas agrícolas sustentáveis, melhorar os níveis de segurança alimentar e nutricional e alcançar a auto-suficiência alimentar, cujo sucesso do programa depende da colaboração efectiva de todos envolvidos".

Durante a reunião, foi apresentado aos presentes, o Programa "Osi Yetu", os Objectivos e Justificação do Programa, a Descrição dos Componentes Principais e Áreas de Intervenção, as Metas e Resultados Esperados.






Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais