bengo.gov.ao
 
Província
23 Setembro de 2024 | 14h09

BENGO ACOLHEU SEMINÁRIO SOBRE A PARCERIA GLOBAL PARA EDUCAÇÃO PARA ANGOLA

O acto aconteceu no Auditório General Foguetão

A Parceria Global para a Educação (GPE) é um compromisso comum para acabar com a crise de aprendizagem do mundo, que mobiliza parceiros e fundos para apoiar países de baixos rendimentos, a qual Angola aderiu em 2022, ficando apta a aceder ao fundo de financiamento para melhoria do seu sistema educativo.

A nível nacional este compromisso ou pacto é conduzido pelo Ministério da Educação com a parceria do Fundo das Nações Unidas para Infância, UNICEF, e integram ainda vários parceiros nacionais, incluindo organizações da sociedade civil, e internacionais, tendo já elaborados directrizes para efeito, com foco na capacitação de professores, supervisores e coordenadores escolares.

Para reflectir e validar o trabalho preliminar já realizado ou a minuta do plano angolano no âmbito desta parceria global, para em seguida passar a sua execução, usando os recursos disponibilizados pela GPE para Angola, o Ministério de Educação em parceria com a UNICEF, realizou Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024, no auditório General Foguetão, em Caxito, um seminário para efeito.

Procedeu a abertura do referido seminário, a Ministra da Educação, Luísa Grilo.

No seu discurso a Ministra realçou que à educação em Angola enfrenta desafios ligados a qualidade dos professores, a expansão da rede escolar e a garantia de uma aprendizagem de qualidade, obrigando a buscar soluções inovadoras e eficazes no sentido da mudança radical deste quadro. "É neste contexto que o Pacto de Parceria se insere. Através do diagnóstico preciso do nosso sistema educativo e da coordenação eficaz das nossas acções, estamos a dar passos seguros para construir uma educação de excelência, com o foco na formação inicial e contínua de professores, no desenvolvimento de currículos alinhados às necessidades do século XXI e na resiliência educativa”, disse

Luísa Grilo aproveitou a ocasião para agradecer a UNICEF, na qualidade de coordenador do grupo de parceiros locais, na busca da qualidade do processo de ensino e aprendizagem no nosso país.

A Governadora da Província, Maria Antónia Nelumba, que participou da abertura do seminário na qualidade de anfitriã, na sua intervenção de boas vindas expressou palavras de gratidão pela escolha do Bengo em albergar esse grande evento, que fez da província, nesta data, capital da educação no País, referiu.

Maria Nelumba, realçou que é com grande satisfação que a província acolheu tão importante seminário, pois além de rever e validar o Pacto de Parceria de Angola, vai servir para recolher recomendações frutíferas para o bem estar do sector, especialmente das crianças.

O representante do Fundo das Nações Unidas para a infância em Angola, Fábio Mano, deixou o apelo para continuar e aprofundar o processo de diálogo e de coordenação das acções, no intuito de melhorar o acesso e a qualidade da educação para crianças com necessidades especiais e grupos vulneráveis.

Após a sessão de abertura do seminário, a ministra da educação, acompanhada do Vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro e do director provincial da educação, Manuel Fernandes "kurizemba", visitou duas escolas do município do Dande, a 398, na Centralidade do Bucula, e a 313, na localidade do Kissoma.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais