bengo.gov.ao
 
Província
01 Julho de 2024 | 10h07

BENGO/ARRANCOU A DÉCIMA EDIÇÃO DA FEIRA DA BANANA

Estiveram presentes mais de 500 expositores



A décima edição da Feira da Banana (FEIBA/2024), teve início, 26 de Junho de 2024, no Mercado do Panguila, município do Dande, sob o lema: "A Produção da Banana na Vanguarda da Diversificação da Economia e Autos suficiência Alimentar”.

Estão presentes mais de 500 expositores vindos dos seis (6) municípios da província do Bengo e a participação das províncias do Uíge, Zaire e Kwanza Norte , prevendo-se um volume de negócios acima de 100 milhões de kwanzas.

O evento visa proporcionar um encontro de negócios e troca de experiências entre produtores familiares, cooperativas, associações, fazendeiros, pesquisadores e agrónomos, durante quatro (4) dias (26 à 29 de Junho).

A maior bolsa de valores da província do Bengo, a tradicional Feira da Banana, tem ainda como objectivos criar sinergias entre produtores locais, quer da Agricultura familiar quer empresarial, serviços públicos e privados, para exporem as suas potencialidades e estabelecerem contactos comerciais e elevar a banana do Bengo ao mais alto nível.

A Governadora da Província, Maria Antónia Nelumba, durante a cerimonia de abertura do certame, realçou que as várias espécies de banana produzidas no ano passado na província, serviu de preferência em vários mercados em diversos pontos do país com maior destaque na província de Luanda.

A Governante apelou assim, as administrações municipais a engajarem-se em terraplanagem das vias em direcção dos principais centros de comercialização, estimulando os agricultores familiares a produzirem cada vez mais, aumentando a renda das famílias.

Por fim, Maria Antónia Nelumba, lançou o desafio aos produtores a aumentarem os actuais níveis de produção afim de elevar a fasquia e continuar a fazer da província do Bengo a campeã nacional da produção da banana.

Para o primeiro dia, a FEIBA acolheu um ciclo de palestras sobre: "Derivados da banana e suas valências nutricionais” e " A Protecção dos sinais distintivos do comércio e inovações indústrias , como catalisadores para um negócio sustentável ”.

Num momento procedeu-se ao lançamento da logo marca da Província do Bengo,Prestigiaram o evento o Vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, o Vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Edson Cruz, Administradores Municipais, o Director Nacional para a Economia e Fomento Empresarial do Ministério da Indústria e Comércio, Allan Varela, membros do governo e distintas individualidades.










Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais