O Governo Provincial do Bengo, realizou na manhã do sábado 1 de Junho, na localidade do Sassa Cária, no município do Dande, o acto provincial de abertura da jornada de comemoração do mês da criança, sob o lema: "Unidos pela protecção da criança, faça do seu município um exemplo", onde participaram mais mil e quinhentas crianças.
De acordo com a Directora do Gabinete Provincial da Acção Social Família e Igualdade do Género do Bengo, Marcelina Matari, durante o período de Janeiro a Maio de 2024, o serviço provincial do INAC Bengo, registou 130 casos de violência contra a criança, em que foram vitimas, 74 crianças do sexo masculino e 56 do sexo feminino. Destes casos, 12 são de abandono de criança, 9 de disputa de guarda ,76 de fuga a paternidade, 1 de rapto, 21 de violência física, 5 de violência psicológica e 6 de violência sexual .
O Vice-Governador para o Sector Político Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, em representação da Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba, procedeu o discurso de abertura e apelou a sociedade benguense em não olhar o 1 de Junho como uma dada que serve apenas para festejar, dar presentes e recrear. " É também uma data para reflexão, em torno da observância dos direitos da criança e avaliar o grau de cumprimento dos 11 Compromissos com a criança.
Portanto, é necessário que cada adulto ali onde estiver a desempenhar funções em prol da criança, nomeadamente, pai, governante, encarregado de educação, professor, autoridade tradicional e entidade religiosa, reconheçam os direitos da criança, para que ela se sinta segura e tenha um desenvolvimento integral ."- sublinhou
"Para as nossas lindas criancinhas, queremos felicitar-vos neste vosso dia e dizer que, vocês são a nossa alegria, e o futuro deste país está em vossas mãos, e apelamos para que se apliquem cada vez mais aos estudos e que o vosso comportamento seja sempre dentro do respeito aos valores éticos, moras e cívicos".
O governante, que esteve ladeado pelo Administrador do Dande, Domingos Lourenço, reafirmou que a criança, deve continuar a ser prioridade absoluta e dar a ela, tudo o que merece.
Lembrar que em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres apresentou uma proposta para que se dedicasse um dia a todas crianças do Mundo.
As Nações Unidas (ONU), assinalaram o dia 1 de Junho como Dia Mundial da criança e aprovou em 20 de Novembro de 1959 a Declaração dos direitos da criança e a Convenção dos direitos da criança em 1986. A par disso, o Governo angolano aprovou os 11 Compromissos com a criança em 2007 e revistos em 2011 e plasmado na construção angolana.