bengo.gov.ao
 
Educação
08 Maio de 2024 | 09h05

BENGO GANHA MAIS 125 NOVOS PROFESSORES

O evento teve lugar no Auditório General Foguetão

O Governo Provincial do Bengo através do seu Gabinete Provincial da Educação, realizou Terça-feira, 07 de Maio de 2024, no auditório General Foguetão, em Caxito, o Acto Provincial de Encerramento do Ciclo de Indução Profissional de 125 novos Professores ingressados no último concurso público da Educação 2023/2024 que decorreu sob o lema: Induzidos com excelência por uma educação de qualidade.

Entretanto, 23 professores são do 6° grau que irão leccionar no segundo ciclo e 102 do 13° grau, para o pré-escolar, ensino primário e primeiro ciclo respectivamente. 

Durante o evento, os formandos na sua mensagem, reconheceram que uma formação significa mais conhecimento. Com a formação os professores habilitam-se para um contexto cada vez mais exigente no qual a inovação, a criatividade, a necessidade de mudança e a competitividade são uma constante. 

Disseram ainda que, "passado vinte e cinco dias úteis de formação, é com elevada satisfação, que podemos olhar para trás e perceber o quão errado estava a nossa percepção".

De seguida, depois do juramento, foram reconhecidos com certificados de reconhecimento os membros do júri e formadores, ao passo que os formandos receberam certificados de participação e as respectivas guias de colocação.

No final o discurso de encerramento coube a Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba que ao tomar a palavra ressaltou que " ser professor hoje, é exercer uma profissão de enorme importância e responsabilidade social num contexto de grande complexidade, uma tarefa bastante prestigiante, porém, desafiante na medida em que ser professor exige entre outras competências, conhecimento científico da disciplina a leccionar, conhecimentos técnicos e pedagógicos para além de uma vasta cultura geral sobre a realidade política local, nacional e até mesmo internacional ".

Concluiu dizendo que "ao terminar o ciclo de formação, uma nova etapa começa, que é o exercício da prática docente pelo que apelamos maior engajamento e profissionalismo, fazendo jus aos conhecimentos que foram absorvidos durante o período da academia e do processo de indução profissional, e que devem todos exercer com zelo e dedicação a sua profissão ali onde foi colocado”.

Participaram do evento, Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, Bartolomeu Pedro, membros do Governo Provincial, membros do conselho restrito e alargado do Gabinete Provincial da Educação, membros de júri, formadores e formandos, encarregados de educação e convidados.






Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais