Comemora-se a 25 de Setembro, dia do trabalhador da Saúde em Angola, em homenagem ao Médico Américo Boavida falecido em 1968. No Bengo, a data foi celebrada com uma marcha e palestra no Auditório General Foguetão, em Caxito, realizada pelo Governo Provincial, através do Gabinete Provincial da Saúde do Bengo.
O acto de abertura do evento, foi presidido pelo Vice-Governador para o Sector Político Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, em representação da Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba, e testemunhado pelos membros do Governo.
Ao discursar, o Vice-Governador, referiu que Américo Boavida, foi Médico e nacionalista, no qual, o 25 de Setembro, é uma efeméride que nos remete a enaltecer a figura do patrono do trabalhador da Saúde em Angola.
Ainda no seu discurso, o governante disse que, "o que se espera dos profissionais de saúde é que coloquem no mais alto pedestal o altruísmo no exercício da vossa nobre função. É fundamental que o sentido de amor ao próximo esteja e se faça sentir permanentemente presente aquando do atendimento aos utentes. A humanização e a ética nos serviços de saúde são dois elementos primordiais no exercício da profissão, sem as quais o trabalho perde a essência e a valorização da dignidade humana. Infelizmente temos ainda alguns profissionais que tratam de forma inadequada os doentes, e isto de modo algum dignifica a vossa profissão".
Na sequência da actividade, foi ministrada uma palestra com os temas, "vida e obra do Dr. Américo Boavida e a humanização nos serviços de saúde, cujos prelectores foram, o Dr. João Mpilamosi Domingos, Deputado da bancada parlamentar do MPLA da Assembleia nacional pelo círculo Provincial do Bengo, e o Dr. Domingos Goulão, Director Provincial da Saúde do Bengo, respectivamente.
Durante o evento, foram reconhecidos com diplomas de mérito e presentes, os funcionários e técnicos dos serviços de saúde com maior destaque na Província.