bengo.gov.ao
 
Província
12 Setembro de 2023 | 10h09

BENGO/ TERMINAL OCEÂNICO DA BARRA DO DANDE VAI ENTRAR EM FUNCIONAMENTO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2024

Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço visita terminal oceânico

Está a ser erguido na Comuna da Barra do Dande, Província do Bengo, um mega e estruturante terminal oceânico no valor de 640 milhões de dólares, sob responsabilidade da Sonangol, cujas obras reiniciaram em 2021 depois de uma paralisação de seis anos por razões conjunturais de ordem financeira. 

O projecto recebeu segunda-feira, a visita do mais alto magistrado da Nação, o Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço que esteve acompanhado por Ministros de Estado, Ministros e altos funcionários da Sonangol. A Governadora Maria Antónia Nelumba e seu elenco governativo recebeu a ilustre delegação.

Este projecto, no dizer do Ministro dos Petróleos e Recursos Minerais, Diamantino de Azevedo vai permitir ao país contar com uma afogada reserva energética nacional e permitir uma maior eficiência operacional na distribuição dos derivados de petróleo para todo o país e não só. Já o Director do Projecto, Mário Graça, sublinhou que nesta primeira fase, depois de concluídos, os 16 tanques reservatórios, dos 29 previstos, vão permitir o armazenamento de 580 metros cúbicos de gasolina, gasóleo e gás. Neste momento as obras empregam dois mil e oitocentos trabalhadores, a maioria angolanos.

Para a anfitriã, Maria Antónia Nelumba, o projecto vai colocar a Província do Bengo na rota do desenvolvimento e criar empregos para os jovens locais. A Governadora agradeceu ao Chefe do Executivo o seu empenho pessoal em contribuir para construção de vários projectos sociais com destaque a Centralidade e Hospital do Bucula. 

Ao princípio da tarde, a comitiva presidencial deixou a Província do Bengo rumo à Luanda.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais