bengo.gov.ao
 
Província
28 Agosto de 2024 | 12h08

BENGO VAI BANIR O USO DE SACOS DE PLÁSTICOS

Lançamento do Edital

No quadro do combate a poluição plástica na província, o Governo Provincial do Bengo através do Gabinete Provincial de Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, procedeu Terça-feira, 27 Agosto de 2024, no largo 10 de Dezembro, em Caxito, ao Lançamento do Edital do Banimento de Uso de Sacos de Plásticos nas padarias.

O acto que foi o culminar de um projecto lançado em Maio de 2023, em conformidade o Decreto Presidencial 190/12 de 24 Agosto e outros diplomas afins, foi presidido pela governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba que na ocasião referiu que "esta actividade visa oficializar a proibição de usos de sacos plásticos nas padarias e posteriormente nos marcados, armazéns e outros estabelecimentos comerciais".

A Governadora que sublinhou os impactos negativos do uso e proliferação de sacos para o meio ambiente, saneamento básico, saúde, clima, vida marinha, a agricultura, a economia e não só, apelou a "se desencorajar a utilização de sacos plásticos convencionais por outros ecologicamente correctos, nomeadamente de papel, tecido e material reciclável e biodegradável, contribuindo assim, para a salvaguarda do ambiente," disse.

A governante, encorajou os alfaiates e modistas, bem como jovens empreendores que fizeram o curso de corte e costura a fazerem sacos de pão em tecido, promovendo assim uma fonte de renda familiar, ressaltou.

No local, foi também promovida a venda de sacos de pão em tecido, tendo a Governadora, na oportunidade, dado o seu exemplo adquirindo alguns. 

Participaram do evento os Vice-governadores para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas Edson Cruz e o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, membros do Governo Provincial, funcionários da administração pública, representantes de padarias sedeadas no Dande, operadores e agentes económicos, distintos convidados e a população em geral.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais