bengo.gov.ao
 
Província
24 Junho de 2024 | 10h06

BENGO VAI GANHAR UMA FÁBRICA DE ALUMÍNIO

Fruto da cooperação bilateral Angola/China

O lançamento da primeira pedra e a cerimónia de início da construção da primeira fase da referida fábrica decorreu , sábado, 22 de Junho de 2024, no Parque Industrial da SINO ORD, na localidade da Barra do Dande, Município do Dande.

O acto foi presidido pelo Secretário de Estado para a Indústria, Carlos Manuel de Carvalho Rodrigues, em representação do Ministro da Indústria e Comércio, Rui Mingues, e testemunhado pelo Vice-Governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Edson Cruz, na qualidade de anfitrião, em representação da Governadora Maria Antónia Nelumba.

O projecto é fruto da cooperação bilateral Angola/China, no quadro da construção do Parque Industrial de Alumínio em Angola, materializado pela Huatong Angola Industry, Lda que é uma associação das empresas HT Internacional Trading Services (Singapore) Pte Ltd e da Huatong Holding (Sea) Pte Ltd, ambas filiais da Hebei Huatong Wire & Cable Group Co. e a Ltd da China.

O Parque Industrial de Alumínio será concluído em cinco fases num prazo de oito a dez anos. Cumprida toda a cadeia industrial, a empreitada na sua fase final , vai produzir Lingotes de Alumínio, Lingotes de Ligas de Alumínio, Poste de Alumínio de Eléctricos, Varas de Alumínio, Chapas de Alumínio, Rolos de Alumínio e outros produtos , com o envolvimento de um investimento total de cerca de 1,6 bilhão de dólares americanos, cobrindo uma área de cerca de 10 quilómetros quadrados, gerando cerca de 12 mil postos de trabalho e recitas que poderão rondam os 3 bilhões de dólares americanos.

A primeira fase do projecto, com um investimento de cerca de 250 milhões de dólares americanos começa já a funcionar em 2025 e vai produzir anualmente cerca de120 mil toneladas de alumínio electrolítico, gerando anualmente 250 milhões de dólares americanos de receitas e empregando cerca de 1200 trabalhadores dos quais 1000 nacionais. 

A segunda fase será concluída e entrará em funcionamento dentro de 4 anos com investimento de 450 milhões de dólares americanos. 

A implementação das Fases I e II que já têm as questões do fornecimento de energia e da aquisição do terreno para a sua efectivação, basicamente resolvidas, vai criar cerca de 3.500 postos de empregos para trabalhadores angolanos, e terá uma produção estimada num valor superior de 500 milhões de dólares. 

O Secretário de Estado Para a Indústria, Carlos Manuel de Carvalho Rodrigues, na sua intervenção realçou que "este importante e significativo investimento, materializa sem dúvida, mais um marco assinalável da agenda de cooperação económica Angola e China ". 
O governante ressaltou na ocasião o papel importante da indústria transformadora nesta fase que o País procura diversificar a economia nacional. 

Carlos Rodrigues que garantiu o apoio institucional do Ministério da Indústria e Comércio a este projecto, enalteceu também o apoio institucional prestado pelos órgãos do Executivo, concretamente à APEX e a Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande (SDBD) na conjugação de esforços e alinhamento com os promotores do projecto.

O Vice-Governador para Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Edson Cruz, na sua intervenção de boas vindas, não escondeu a sua satisfação pelos benefícios deste importante projecto para o fomento do emprego e para o desenvolvimento da província do Bengo, iniciativa que se alinha nos esforços do Executivo Angolano para a diversificação da economia, disse.

Edson Cruz reafirmou ainda, a disponibilidade do governo provincial do Bengo para o apoio Institucional na continuação deste projecto. 

Participaram do evento, várias entidades do sector governamental, diplomático, empresarial e da indústria e comércio da Angola e da China.





Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais