A localidade de Casseno Primeiro que dista há sete quilómetros da sede do município do Bula Atumba, no Bengo acolheu Quinta-feira, a abertura Provincial da Campanha Agrícola 2023-2024, em acto presidido pela Governadora Provincial Maria Antónia Nelumba.
Para o presente ano agrícola foram preparados cerca de 152 mil hectares de terra, imputes agrícolas diversos, sementes tais como o milho, feijão, massago, massambala. Estão igualmente previstos fertilizantes, nomeadamente o adubo composto 12–24-12 e sulfato de amónio.
Com todo esse preparo, perspectiva-se alcançar uma produção acima de 1 milhão de toneladas de produtos diversos, ressaltou a Governadora.
Maria Nelumba que recomendou o aumento da produção de culturas predominantes na província como a mandioca, Milho, Batata doce, Feijão, Banana, Amendoim, Hortícolas, Batata rena, com vista a superar as metas de 2022, sublinhou a necessidade de apostar no fomento da cultura de arroz nos seis municípios, já que a comuna do Gombe no Nambuangongo está dando passos promissores, onde já existem dois produtores.
A Governadora sublinhou a necessidade de relançar as culturas industriais e de exportação tais o café, algodão, girassol, soja e não só.
No acto Maria Antónia Nelumba procedeu a entrega de instrumentos agrícolas, sementes diversas, fertilizantes e outros equipamentos à cooperativa da localidade de Casseno Primeiro constituída por ex-miltares e famílias.
Na ocasião Maria Antónia Nelumba apelou os produtores individuais e familiares ainda não organizados a se formalizarem em cooperativas e associações de camponeses, porque só desta forma a ajuda do Estado chegará com mais facilidades, sublinhou.
Recorda-se que a Província controla actualmente 187 cooperativas Agropecuárias e 156 Associações de camponeses.
A província prevê o enquadramento de 43592 famílias, que vão beneficiar de assistência dos técnicos da Estação de Desenvolvimento (EDA'S) através das Escolas do Campo.
O lema da campanha este ano é "Agropecuária: Aposta Certa para o Garante da Segurança Alimentar e Nutricional", tendo a governadora apelado na ocasião, para o aumento da criação animal.
Ao deixar Cassano Primeiro, Maria Antónia Nelumba lançou o repto de premiar as três melhores cooperativas a nível provincial.