bengo.gov.ao
 
Saúde
27 Outubro de 2023 | 12h10

CÂNCRO DA MAMA E DO COLO DO ÚTERO ABORDADOS EM PALESTRA

Dia mundial da luta contra o cancro

A incidência da patologia foi de mais de 2 milhões e a mortalidade atingiu cerca de 700 mil, em 2020, no mundo. Um quarto dos casos ocorre em pessoas com menos de 50 anos e 5% em pessoas com menos 35 anos. Para Angola, a incidência nesse período foi de mais de 3 mil e a mortalidade fixada em mais de 1.000.

Dados apresentados pela médica ginecologista e obstetra, Manuela Sotto Maior, durante a palestra sobre "Prevenção e Rastreio do Cancro da Mama e do Colo do Útero" realizada em Caxito, província do Bengo, nessa segunda-feira.

A palestra realizada no âmbito da celebração do dia mundial da luta contra o cancro da mama, comemorado a 19 de Outubro, sob o lema "Por Cuidados Mais Justos, e Um Chamado Para União de Vozes", persegue o objectivo, de acordo com Raul Goulão, Director do Gabinete Provincial da Saúde, de "vincar o compromisso em tudo fazer para que as acções de sensibilização, formação e informação sejam um facto no contexto do Outubro Rosa, que institucionaliza a conscientização para a luta contra o cancro da mama".

Letícia Chivava, guerreira, vítima do cancro da mama contou na primeira pessoa, as vicissitudes por que passou e o contributo que tem emprestado à luta contra essa doença.

O Vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro que no acto representou a Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, na sua intervenção de abertura, recomendou o engajamento da sociedade, juntando-se aos esforços do governo na luta contra esse flagelo "o número de mortes por cancro da mama passou de 6,2 para 10 milhões em 20 anos, isto de 2000 a 2020, com perspectivas de aumento na ordem dos 50 porcento”.

O movimento internacionalmente conhecido como "Outubro Rosa" simboliza a luta contra o câncer de mama que começa nos anos 90 do século XX, quando a fundação "Susan G. Komen for the Cure" distribuiu laços cor de rosa para os participantes da primeira corrida pela cura, promovida anualmente desde 1990.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais