bengo.gov.ao
 
Cultura
27 Fevereiro de 2023 | 11h02

CAXITO ACOLHE EDIÇÃO 2023 DO CARNAVAL PROVINCIAL

Depois de dois anos de jejum

O largo da Ingamba, em Caxito, foi o local escolhido para o desfile participativo de 17 grupos carnavalescos da província do Bengo, depois de dois anos de jejum, provocado pelas restrições impostas pela pandemia do Corona vírus, evento ocorrido na terça-feira, 21 de Fevereiro.

o evento foi aberto com o desfile da categoria infantil, onde quatro grupos nomeadamente Nguami Maka, União Sagrada Esperança, Maringa de Caboxa "Bula Mbunda” e Jovens Independentes do Kingungo, exibiram danças e canções com motivações sociais, tais como a inclusão social de pessoas com deficiência motora, combate a corrupção e ao Corona vírus.

Nessa ocasião, antigos foliões, como Josuína Paulo, Isaac Domingos, Carlos Santos, Maria Santos, Salvador Cristóvão, Sebastiao Miguel, Isabel Cessa e o grupo Maringa do Caboxa, foram homenageados pelo contributo prestado ao carnaval, e pelo incentivo e promoção dos valores culturais.

União dos Dembos, Unidos do Bula Atumba, Unidos Independentes do Kingungo, Kiba dos Camponeses, Kimbelembele, Sagrada Esperança do Kinguxi, Etu Twiza, União Estrela da Paz, Njinga Mbandi, União Kilamba, Jovens Independentes do Kingungo, Dimatekeno e Maringa de Caboxa, desfilaram na categoria de adultos, exibindo o folclore local com apelos ao aumento da produção local, exaltação da mulher zungueira, combate a violência e em especial a homenagem ao músico Nagrelha.

O "Bloco de Animação das Artes” abriu e a "casa Comercial Correia” encerrou o desfile.
A Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba que prestigiou o desfile com a sua presença, acompanhada dos membros do governo que dirige manifestou-se bastante satisfeita pelo nível de organização e exibição "…o carnaval é a maior festa popular e gostávamos que os grupos ao saírem daqui passassem pelos bairros, como se fazia antigamente. A nossa cultura está no bom caminho e no próximo ano vamos melhorar ainda mais a organização…



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais