bengo.gov.ao
 
Província
06 Junho de 2024 | 10h06

CENTRALIDADE TERESA AFONSO GOMES JÁ TEM TREZENTOS E TRINTA OITO APARTAMENTOS ENTREGUES A MORADORES

Dos 486 Foram entregues 338 chaves.

Os dados foram avançados  Quinta-feira, 06 de Junho de 2024, durante a conferência de Imprensa realizada, na referida centralidade, pelo Governo Provincial do Bengo em colaboração com a empresa Construtora Kora.
 
A conferência de Imprensa dirigida pelo Vice - Governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Edson Cruz, na qualidade de Governador em Exercício, que foi ladeado do Director do Gabinete de Comunicação Social do Governo Provincial do Bengo, Francisco Alexandre e do Gestor comercial da Kora, Rodrigues Vicente, abordou, entre outras questões, o estado actual da distribuição das residências e a entrada em funcionamento do sistema de recolha de resíduos sólidos.

Desde o início do processo de comercialização das residências, dos 486 apartamentos que a Centralidade tem, na sua primeira fase, já foram entregues 338 chaves, informou a kora.

Na oportunidade, o Vice - Governador, Edson Cruz fez saber que, desde o concurso de selecção até a entrega das chaves, o processo envolve principalmente o Governo Provincial do Bengo, o Fundo de Habitação, o Instituto Nacional de Habitação, esse último quando se tratar da situação de arrendamento.
 
Intervêm também no processo, a Instituição bancária, para a garantia de liquidação permanente, a ENDE e a Empresa de Água e de Saneamento do Bengo.

Sobre a questão da gestão da salubridade da Centralidade, Edson Cruz informou que está neste momento, uma empresa, certificada pela Agência Nacional de resíduos, a realizar o ensaio da recolha de resíduos, e vai ser levado a cabo um trabalho de sensibilização aos moradores para se manter as condições e se cumprir com as regras de habilidade exigidas em condomínio.

Edson Cruz referiu ainda que está sendo equacionada também, a questão das modalidades de asseguramento, com vista a garantir a segurança na centralidade.

Igualmente, na ocasião, o Vice-Governador, anunciou o início, ainda neste mês de Junho , da comercialização das lojas , que vai obedecer à preocupação de trazer à Centralidade todos serviços necessários, começando pela representação da Administração local do Estado e serviços conexos, tal como a fiscalização. 

A Centralidade Teresa Afonso Gomes inaugurada, na sua primeira fase, pelo Presidente da República , João Manuel Gonçalves Lourenço, em Novembro de 2023, quando concluída terá cerca de 1000 moradias, 70 lojas, uma escola primária, um posto policial, uma quadra polidesportiva, um centro médico, equipamentos que já foram construídos, e um jardim de infância, uma escola secundária, um centro infantil e um campo de futebol.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais