A Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, regressou quinta-feira última a Luanda depois de uma visita de trabalho de oito dias a República Popular da China onde participou em vários eventos económicos e encontros com empresários de diversos ramos na Província de Hunan.
A primeira actividade da Governadora na Província de Hunan foi a participação no Terceiro Fórum Económico e Comercial China /Africa, na Província de Hunan, no qual os países africanos apresentaram nos seus respectivos stands todo o seu potencial não só em termos de matérias primas como igualmente de produtos acabados. Angola mostrou a sua pujança em termos de produtos agrícolas, mineração e matérias primas diversas bastante procuradas por empresários chineses.
Ainda nesta província Maria Antónia Nelumba testemunhou a assinatura do acordo entre a empresa multinacional Sino Ord Park Industrial e a O.I. International que prevê a instalação de uma fábrica de fraldas descartáveis , pensos higiênicos e outros produtos afins nas instalações da primeira, localizada na Barra do Dande.
A informação inicial segundo a qual a empresa seria de alumínio, deveu-se a uma imprecisão da tradução.
A actividade seguinte da Governadora, ainda na província de Hunan , foi no município de Changde, localidade de enorme prestígio mundial do ponto de vista industrial e tecnológico. Lá se encontra a empresa ZOOMLION , a maior fabricante de gruas do mundo. Antes de deixar a província , Maria Antónia Nelumba avançou com as autoridades locais mais detalhes sobre a futura geminação do Bengo e Hunan.
A Convite da Sino Ord Industrial , empresa que como se sabe tem uma enorme fábrica de azulejos e mosaicos no Bengo que os exporta para vários países, a Governadora e a sua comitiva , deslocou-se a Província Shandon , municipio de Linyi, onde está localizada a Order Grup , a Holding na qual se enquadra a Sino Ord Park Industrial. Foram aí mantidos vários encontros visando o reforço da cooperação entre as duas partes. Para o PCA da Order Grup, a presença da Governadora Maria Antónia Nelumba, infundiu confiança aos empresários locais para o seu futuro investimento na província do Bengo.
No fim da sua estadia na China a Governadora Provincial Maria Antónia considerou positiva a visita à China tendo em vista as vastas possibilidades de grupos empresariais chineses investirem na província do Bengo em várias áreas e domínios.
Integraram a comitiva os directores do Desenvolvimento Económico Integrado, Pedro Katendi, do Gabinete Jurídico e Intercâmbio António Monteiro e do Gabinete de Comunicação Social, Francisco Alexandre.