bengo.gov.ao
 
Cultura
24 Novembro de 2022 | 12h11

Festival da Dança marca abertura do Especial Fenacult 2022 no Bengo

Enquadra-se dentro das festividades do Centenário do Doutor Agostinho Neto

O Festival Nacional de Cultura, edição " Especial Fenacult 2022", enquadrado dentro das festividades do Centenário do Doutor Agostinho Neto arrancou, na província do Bengo, nesta Terça-Feira, 22 de Novembro de 2022, com a realização do Festival de dança, no Cine Teatro Caxito, município do Dande, numa organização do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, juventude e Desportos.

Participaram desta Festa da dança oito grupos, seis participantes representando os seis municípios e dois convidados de Luanda.

O Fenacult é uma iniciativa do Ministério da Cultura e Turismo e tem como principal objectivo preservar a cultura angolana de modo a que gerações futuras possam orgulhar-se da cultura angolana e não substitui-la por outras culturas que não dizem respeito a nação.

Para esta edição especial, no Bengo para além de promover a Cultura Nacional e provincial, e a obra de Agostinho Neto, o evento procura também incentivar e massificar o turismo Interno.

A província elegeu para efeito, 4 momentos a saber, o "Festival de Dança" (realizado em Caxito, no Dande), o "Festival de Teatro" ( realizar-se-á de 24 a 25 de Novembro no Bula Atumba), o" Festival de Poesia" ( vai ter lugar no Município do Ambriz a 26 de Novembro) e para encerrar o "Festival de Música Gospel" (novamente em Caxito, município do Dande, no dia 02 de Dezembro).

O Vice -Governador para o sector Político, Social e Económico, José Bartolomeu Pedro que, esteve em representação da governadora provincial, Maria Antónia Nelumba, procedeu a abertura do certame, sublinhando que "com o Fenacult, não se exibe apenas o facto cultural em si, mas criam-se as premissas para o intercâmbio entre grupos, pessoas de áreas e regiões distintas, promovendo-se por esta via, a unidade nacional na sua diversidade" o responsável apelou os participantes a darem o seu melhor.

Os representantes dos seis municípios ao Festival de dança receberam um prémio e um certificado de participação e os convidados foram laureados com certificados de participação.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais