bengo.gov.ao
 
Educação
03 Março de 2023 | 11h03

GESTORES ESCOLARES ANALISAM SITUAÇÃO DO SECTOR

Durante um encontro, presidido pela Governadora Provincial do Bengo

Gestores escolares da província do Bengo, apreciaram a situação actual do sector, durante um encontro, presidido pela Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, ocorrido no salão multiuso do Instituto Superior Politécnico do Bengo, em Caxito, nessa quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2023, no âmbito da inauguração da nova etapa no sector da educação, que vai responder à proximidade entre o poder político-administrativo e a administração escolar.

O novo paradigma de governação adoptado, é um instrumento de diálogo que visa essencialmente discutir as questões ligadas à gestão escolar. 

Durante o encontro, gestores escolares do sub-sistema de ensino não universitário designadamente do ensino primário, que conta com 226 escolas, do primeiro ciclo e do segundo ciclo do ensino secundário, que congrega 15 mil alunos em 15 estabelecimentos de ensino, apresentaram as dificuldades encontradas no exercício das suas tarefas sobretudo no domínio da temática do ensino, da gestão dos espaços escolares, do orçamento, do processo pedagógico e dos recursos humanos.

A Governadora que se fez acompanhar de membros do Governo Provincial, apontou durante a sua intervenção, que "o sector da educação é de vital importância para o desenvolvimento, daí a necessidade da contribuição de todos os responsáveis escolares na melhoria do processo de ensino e aprendizagem".

Por outro lado, recomendou a integração dos gestores escolares nos conselhos municipais de auscultação das comunidades, para poderem contribuir nas discussões das matérias ligadas ao ensino local, a criação de creches e a reabilitação dos centros comunitários destinados ao cuidado das crianças para que possam dali sair preparadas para o ensino primário e servir também de centro de estagio para professores do magistério.

A governante garantiu também que "não vamos resolver todas as preocupações de imediato, mas aquelas que são da alçada das administrações municipais e que podem ser resolvidas já, e existem outras que podem ser incluídas nas prioridades do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) 2024".

Refira-se que o encontro foi antecedido de uma visita as instalações do Gabinete Provincial da Educação onde aconteceu a reunião da governante com o SINPROF, SINPTENU e a APA.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais