bengo.gov.ao
 
Município
01 Julho de 2024 | 14h07

GOVERNADORA MARIA ANTÓNIA NELUMBA PRESTIGIA ABERTURA DO NOVO TEMPLO METODISTA NO QUIBAXE, REVERENDO GUILHERME PEREIRA INGLÊS

Novo templo, no bairro Coqueiro, com a capacidade cerca de 1000 fiéis.

A Igreja Metodista Unida da vila do Quibaxe, município dos Dembos, Reverendo Guilherme Pereira Inglês, acaba de ganhar um novo templo, no bairro Coqueiro, com a capacidade cerca de 1000 fiéis.

A Governadora Provincial Maria Antónia Nelumba, participou  Domingo, 30 de Junho de 2024, do culto solene de abertura do referido templo, em companhia da família do reverendo Guilherme Pereira Inglês.

O Culto presidido pelo Superintendente Distrital do Bengo, Reverendo Jorge Manuel, foi celebrado sob o tema:”Até aqui nos ajudou o Senhor”, extraído do livro do I Samuel Primeiro Samuel Capitulo 7 , versículo 12.

Na sua intervenção a governadora Maria Antónia Nelumba que manifestou a sua satisfação e agradeceu pelo convite de fazer parte deste acto solene, convidou os presentes a união entre irmãos, referindo que "como é tão bom e quão suave que os irmãos vivam em União e juntos adorarem a Deus mesmo estando em tempos difíceis e encontrar Nele a paz e o sossego, tendo apelado "a reflectirmos sobre como estamos em termos de relacionamentos entre irmãos, manifestando os frutos do amor porque Deus é amor, daí a razão da nossa existência”.

Maria Antónia Nelumba dirigindo-se ao corpo sacerdotal afirmou que "o povo que vós liderais e cuidais, é o mesmo que nós Governamos. Ambos temos responsabilidades acrescidas para em conjunto criarmos mecanismos que visam suprir as necessidades, para o seu bem-estar e para a sua felicidade.”
A governadora reafirmou a pareceria entre o Estado a Igreja, tendo sublinhando que "o Estado tem a Igreja como um parceiro privilegiado e a considera como a reserva moral da nossa sociedade, reconhece o papel que ela desempenha na pacificação dos espíritos, no processo de reconciliação e na resolução dos problemas sociais que afligem os angolanos.
E "a Igreja Metodista Unida , em particular ,faz parte da História do nosso País, desde a Luta de Libertação Nacional, proclamação da Independência, alcance da paz, reconciliação dos angolanos, bem como no processo de reconstrução e Desenvolvimento do País”, 
A governante na ocasião homenageou todos os membros da Igreja Metodista do Quibaxe, e o reverendo Guilherme Pereira Inglês, "homem valente e corajoso, que sem temer a repressão colonial desenvolveu um grande trabalho nessa região , tendo sido por razão morto pelo regime colonial português. 

Maria Antónia Nelumba aproveitou ainda a oportunidade para convidar os presentes e não só a colaborar para êxito do Censo Geral da População e Habitação 2024, agendado para o Próximo mês de Julho em todo território Nacional, apelando "à todos irmãos a receberem os inquiridores e colaborar com eles, partilhando toda informação necessária para o êxito do processo censitário”, sublinhou.

A Igreja Metodista Unidade no Bengo tem 83 templos, 600 missionários, 13 mil membros dos quais cerca de 650 fazem parte da Igreja local do Quibaxe, Reverendo Guilherme Inglês.
Reverendo Guillherme Pereira Inglês, nascido aos 28 de Fevereiro de 1906, na aldeia de Samba-Lucala, Ambaca, Província de Cuanza Norte, exerceu a função de pastor da Igreja Metodista Unida em Nambuangongo (Missão de Mucondo) e nos Dembos (localidade do Piri).
 
Participaram do culto antiga líder da OMA e filha do Reverendo Guilherme Inglês, Luzia Inglês, o Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, Os administradores municipais dos Dembos, anfitriã, Ambriz e Pango-Aluquém, membros do governo provincial e da administração municipal dos Dembos e outros convidados.





Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais