Sob o Lema: O Relançamento da Produção, a Província do Bengo vai realizar a Primeira Conferência Provincial do Café, no dia 07 de Março de 2024, e vai contar com produtores locais e de outras provinciais, cooperativas, bem como alguns exportadores do grão e o Uganda como experiência africana sobre a produção do Café.
Para preparação da Conferência a Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, promoveu um encontro com os cafeicultores locais, nesta Quarta-feira, 07 de Fevereiro, no Auditório General Foguetão, em Caxito, município do Dande.
Maria Nelumba, abordou sobre o programa do certame, que contempla temáticas diversas sobre a cultura do café, com objectivo de recuperar a produção na província, promover a troca de experiência e networking entre cafeicultores e aqueles que pretendem investir na produção de café na província, diversificar e desenvolver a economia local.
A província do Bengo já foi uma das maiores produtoras do café e conta hoje com cinquenta e oito (58) produtores de café, dos municípios dos Dembos, Pango Aluquém, Bula Atumba e Nambuangongo.
A Governadora da Província garante que todos os esforços estão a ser feitos para que o café seja assim com banana outro potencial da Província do Bengo.