bengo.gov.ao
 
Província
31 Agosto de 2023 | 09h08

GOVERNADORA MARIA ANTÓNIA NELUMBA VISITA EMPRESAS DO RAMO DA MADEIRA E UMA SIDERÚRGICA

Empresas de exploração e transformação

A Governadora iniciou a referida visita na terça-feira, 29 de Agosto de 2023, na Serração "FERTAB”, localizada nas Mabubas, vocacionada na exploração e transformação de madeira em paletes, tábuas, ripas, barrotes, peças de carpintaria para construção civil, obras públicas e decoração.

A unidade que emprega neste momento 45 funcionários, maioritariamente nacionais, tem uma produção mensal de aproximadamente 3000 paletes.

De seguida a governadora Maria Antónia Nelumba seguiu para o bairro Boa Esperança, onde constatou o funcionamento das Serrações "LALEGE” e "AVIMA” ambas dedicadas também na produção de paletes, ripas Barrotes e blocos de madeira. A primeira instalada num área de 8 hectares, possui 20 funcionários nacionais e 12 expatriados com uma capacidade de transformar anualmente cerca de 1000 metros cúbicos de madeira. Já a "AVIMA” tem 8 funcionários e encontra-se numa fase de reestruturação.

Ainda na localidade de Boa Esperança, a Governadora visitou o Entreposto de Madeira de Caxito, uma estrutura com capacidade de stokcagem de 70 Mil metros cúbicos de madeira, tendo neste momento níveis de armazenamento que ronda os 50 mil metros cúbicos.

A governante visitou também a Serração Transluís, no Bairro Musseque Ndala Muleba. Essa unidade, como as outras, dedica-se a produção de paletes, ripas Barrotes e blocos de madeira, com uma capacidade de corte diária que varia entre 5 a 10 metros cúbicos.

A visita culminou na Siderurgia da Barra do Dande (ADA- Aciera de Angola).

A unidade que emprega actualmente uma força de trabalho de aproximadamente 400 trabalhadores, está a produzir cerca de 100 mil toneladas de aço. 

A empresa está a trabalhar para que daqui há 3 anos volte atingir as metas de produção aquando do arranque da fábrica, que rondavam os 250 mil toneladas.

A governadora Maria Antónia Nelumba não escondeu a sua satisfação por encontrar "muito jovens, na sua maioria nacionais, a trabalhar não só na produção destas unidades mas também na gestão das mesmas.

A governante considerou que "tanto as direcções bem como os trabalhadores destas empresas de heróis, por mostrar prova de resiliência num momento difícil que país o atravessa ”.

A Governadora Maria Antónia Nelumba terminou sublinhando que " o Governo provincial está a primar por exigir as empresas à responsabilidade social (...). As empresas devem trazer uma mais valia para as comunidades e pautar por uma produção sustentável”, referiu.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais