Encerrou na tarde de domingo, 28 de Julho, no estádio municipal do Dande em Caxito, com a participação de 25.115 peregrinos, a Décima Sétima Peregrinação Diocesana à Santa Ana de Caxito, que decorreu sob lema: "Com Santa Ana 17 anos, evangelizando e animando a fé das crianças na comunhão, participação e missão".
A Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, acompanhado de seu Esposo, do Vice-Governador para o Sector Político Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro e dos membros do Governo, prestigiou o evento católico, que antecedeu de uma Procissão Diocesana partindo da Sé Catedral da Paróquia de Santa Ana.
O evento presidido pela Reverendíssima Dom Vicente Kiazico, Bispo de Mbanza Congo, e Co-celebrada pelo Dom Maurício Camuto, Bispo da Diocese de Caxito, contou com uma homília baseada nos livros de 2 Reis 4, 42-44, Efésios 4, 1-6 e o Evangelho extraído do livro São João 6, 1-15.
Chamada a intervir, a Governadora Maria Nelumba, reconheceu os esforços empreendidos pela Igreja Católica a nível da Província, relativamente a implementação de projectos sociais ligados a educação, saúde, cultura, formação profissional e tantos outros.
Disse ainda que, nesta perspectiva, solicitamos a todos os fiéis presentes a envolverem-se cada vez mais em actividades socialmente úteis e absterem-se de condutas desviantes, pois que "mente desocupada é oficina de Satanás".
E que cada um de nós lá onde estiver a exercer as suas actividades, seja alguém com referências positivas, promotor da paz, harmonia e exemplar em todos os aspectos da vida, espiritual, profissional, académica e social.
No final da sua intervenção, a governante reiterou o compromisso do Governo Provincial, dentro das suas possibilidades, continuar a apoiar a Igreja na execução dos seus projectos sociais, que concorrem para o bem estar dos cidadãos nesta parcela do território nacional.
5