bengo.gov.ao
 
Educação
22 Julho de 2022 | 12h07

Inaugurado Instituto Superior politécnico do Bengo

Localizado no Caboxa, município do Dande

Um Instituto Superior Politécnico (ISP-Bengo) com 34 salas de aula teóricas e práticas, foi inaugurado quinta-feira, em Caxito, província do Bengo, pela ministra do Ensino Superior, Tecnologia, Ciência e Inovação, Maria do Rosário Bragança.

Localizado no Caboxa, município do Dande, o ISP tem laboratórios, área administrativa, bibliotecas, refeitório, posto de saúde, salas de reuniões, economato, e quadras desportivas.

A nova instituição pública foi criada pelo Decreto Presidencial nº285/20, de 29 de Outubro, que aprova a reorganização da rede de ensino superior e seu estatuto orgânico autorizado pelo despacho nº311/21, de 22 de Dezembro.

Sem adiantar valores, no acto  de inauguração, Maria do Rosário Bragança, disse que as aulas no instituto vão iniciar, no ano lectivo 2022/23,  apenas com o curso de Tecnologia Agro-Alimentar, para permitir que os órgãos de gestão se organizem da melhor forma possível.

Para este curso, dos oito previstos, estão disponíveis numa primeira fase 60 vagas para os estudantes, que serão assegurados por dez docentes.

Neste momento, decorre o concurso público para a admissão de docentes, dos quais cinco assistentes.

A governante sublinhou que o curso de Engenharia de Tecnologia Agro-Alimentar constitui uma boa oferta formativa para o Bengo, pois adequa-se às necessidades do país, no que respeita a agricultura e indústria.

A governadora da província, Mara Quiosa, disse que a abertura da instituição vem responder as solicitações dos jovens da região que prendem ser formados em ciências agrárias.

Durante o acto inaugural foi assinado um memorando de entendimento entre o ISP-Bengo e a Universidade Njinga a Mbande de Malanje (URNM) com o objectivo de encorajar e apoiar o desenvolvimento de ambas instituições de ensino superior, numa base de igualdade e benefícios mútuos.

Construída de raiz, numa área de 500 mil metros quadrados, o projecto foi inicialmente concebido para funcionar como um centro regional de acolhimento, educação, ensino e inserção social de crianças do Bengo.

Angop

 

 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais