bengo.gov.ao
 
Município
25 Junho de 2024 | 12h06

LANÇADA A CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA FASE DA ZONA ECONÓMICA INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO DE SASSALEMBA DO DUBAI INVESTMENTS INTERNATIONAL

Vai ser implementado numa área total de 2.000 hectares

A Província do Bengo vai ganhar na localidade de Sassalemba, comuna da Barra do Dande, município do Dande, uma Zona económica Integrada de desenvolvimento, dominada Dubai Investments Park Angola (DIP Angola), uma replica do Dubai Investments Park do Dubai- Emirados Árabes Unidos (EAU) , isto é , uma zona/cidade que combina espaços industriais, comerciais, residenciais , recreativos e serviços ( educação, saúde e outros).
 
A Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba, testemunhou  Segunda-feira, 24 de Junho de 2024, o lançamento da Construção da primeira fase do referido empreendimento.

O Dubai Investments Park Angola (DIP Angola), vai ser implementado numa área total de aproximadamente 2.000 hectares que, de acordo com os promotores do projecto, " visa impulsionar a inovação, criar oportunidades de emprego e promover o crescimento sustentável da região, uma iniciativa estratégica que pretende apoiar o desenvolvimento económico de Angola, fornecendo infra-estruturas modernas e um ambiente totalmente integrado, mas também criando um centro estratégico para vários sectores ”.

"O foco do Grupo em empreendimentos modernos, na sustentabilidade ambiental e na implementação de infra-estruturas versáteis é para garantir que o DIP Angola seja um catalisador para o crescimento económico e para a inovação no país a longo prazo", disse Omar Al Mesmar, Director Geral do Dubai Investments Park e Director da DIP Angola.

O empreendimento projectado para ser implementado em 3 fases, prevê quando concluído, um parque industrial de cerca 800 hectares, uma área residencial com aproximadamente 70.000 moradias com cerca 200,0000 habitantes e 140 mil postos de trabalho, directos e indirectos.

A primeira fase da empreitada avaliada em 150 milhões de dólares americanos, está a cargo da Construtora HEC China Harbour, num prazo de 14 a 16 meses, com a fiscalização da empresa DAR, vai gerar cerca de 1500 postos de trabalho direitos.

Nesta fase, vai se proceder ao loteamento do Parque Industrial, a construção de 3 fábricas do Grupo, nomeadamente de Alumínio, Estrutura metálica e de vidro, algumas residências, um campo de golfe e rezort.

A governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba, na sua intervenção manifestou a sua satisfação por se escolher a província do Bengo para a implementação do projecto, " uma empreitada que vai trazer uma nova dinâmica de vida à região e a província, com empregos – uma das nossas maiores preocupações, multiplicar os índices de desenvolvimento da província, trazendo também um apoio social com a habitação, lazer e outros”, disse.

Maria Antónia Nelumba reafirmou na oportunidade o apoio Institucional do Governo Provincial que já está a ser prestado e garantiu a sua continuidade, "para materialização sem sobressaltos deste grande empreendimento”, referiu. 

A Dubai Investments é uma das maiores empresas de investimento nos Emirados Árabes Unidos (EAU) com múltiplos activos, fundada em 1995.

Participaram do Acto o PCA da Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande (SDBD), Joaquim Piedade, o Vice-Governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Edson Cruz, o Administrador Municipal do Dande, Domingos Lourenço e outros convidados.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais