bengo.gov.ao
 
Economia
22 Julho de 2022 | 13h07

Lançado no Bengo projecto de Desenvolvimento da Barra do Dande

Um projecto com componentes produtivas acentuadas

Um projecto de Desenvolvimento integrado da Barra do Dande, com cerca de 5.465 hectares, que visa a competitividade industrial e o desenvolvimento regional, foi lançado, quinta-feira, na província do Bengo.

Localizado na comuna da Barra do Dande, na primeira Zona Franca de desenvolvimento no país, o projecto será implementado em três fases distintas.

A primeira fase engloba uma área de 860 hectares (aproximadamente 16 por cento da área total) dos 5.465  de área  total do terreno,  onde serão asseguradas as reservas estratégicas  dos combustíveis e de segurança alimentar.

Aqui, serão também implementados o Terminal Portuário e o Pólo Industrial, por forma a garantir-se a transição energética em que Angola aposta.

Esta área total, de  acordo com o ministro dos Transportes, Ricardo  D´Abreu,  vai implicar um conjunto de investimentos infra-estruturais de cerca 600 milhões de dólares e um investimento privado de aproximadamente USD 950 milhões. 

Esta fase do projecto prevê criar inicialmente 21.000 postos de trabalhos directos e poderá alcançar entre 1,5 a 2% do PIB nos próximos 10 anos, principalmente nas  áreas de armazenagem, processamento alimentar, metalomecânica, montagem e peças automóveis, painéis solares e energias alternativas.

O governante referiu ser um projecto com componentes produtivas acentuadas, adiantando que Angola não deve continuar a viver do seu potencial, mas materializar em concretizações efectivas, numa óptica de médio e longo prazo, as suas capacidades produtivas, no desenvolvimento do mercado nacional,  regional e global das trocas comerciais.

Na Zona Franca da Barra do Dande, a par das componentes principais, serão construídos vários serviços, como um hospital, um posto policial, quartel de bombeiros, um Centro de Inovação e de Investigação e um Centro de Formação Profissional.

A Zona Franca de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande (ZFDIBD) foi criada por Despacho Presidencial nº 62/21 de 06 de Maio.

 

Angop



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais