bengo.gov.ao
 
Província
18 Março de 2024 | 11h03

MULHERES CELEBRAM O DIA 8 DE MARÇO NO BENGO

Dia Internacional da Mulher

Cerca de duas mil e trezentas (2.300) mulheres celebraram em antecipação o dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, Quarta-feira, 06 de Março de 2024, no Mercado do Panguila, município do Dande.

Sob o lema: "Investir nas mulheres, acelerar o processo sócio-económico do País”, o acto provincial de comemoração a efeméride foi promovido pelo Governo Provincial do Bengo, por via do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género.

O evento se enquadra na Jornada Março Mulher que tem como objectivo enaltecer as conquistas das mulheres alcançadas diante aos desafios da globalização bem como de mulheres que contribuem para salvaguardar a paz e a estabilidade económica das famílias.

A data como efeméride foi oficializada pela Organização da Nações Unidas (ONU), em 1975, e é comemorada anualmente em vários países, como celebração e afirmação dos direitos do género feminino.

A Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, que presidiu o acto, na sua intervenção destacou a importância do papel da mulher no desenvolvimento social em vários sectores, sublinhando que políticas devem ser criadas para o processo de emancipação da mulher, na conquista pela liberdade e garantia de direitos.

Maria Antónia Nelumba exortou que todos são chamados a educar as meninas, direccionando-as para edificação de sociedade mais justas, igualitárias e desenvolvidas numa perspectiva de género.

O acto foi ainda marcado com a entrega de flores pela Governadora Maria Nelumba, o desfile das mulheres das diversas franjas sociais, muita dança, música e alegria.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais