bengo.gov.ao
 
Educação
03 Setembro de 2024 | 10h09

MUNICÍPIO DOS DEMBOS ACOLHE ACTO PROVINCIAL DE ABERTURA DO ANO LECTIVO 2024/2025.

Abertura do ano lectivo 2024/2025.

A vila de Quibaxe, sede do município dos Dembos recebeu na manhã de Sexta-feira, 30 de Agosto de 2024, o acto Provincial de abertura do ano lectivo 2024/2025, presidido pelo Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, em representação da Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba.

O evento foi realizado pelo Governo Provincial do Bengo através do Gabinete Provincial de Educação, sob o lema: "Valorizar as vozes dos professores, rumo a um novo contrato para a educação”.

Na sua intervenção de abertura, o Vice-Governador José Francisco Bartolomeu reafirmou a aposta e o engajamento do governo provincial em garantir um ensino de qualidade e de excelência a todos o níveis, em especial para a criança, no pré-escolar e no primário, mas também para o ensino técnico profissional que deve ser eficaz e promotor de um saber fazer capaz de trazer soluções aos problemas reais da província e não só, tendo exortado no entanto, a todas camadas sociais da nossa província para a necessidade de se unirem em torno deste desafio.

O Vice-governador que realçou os avanços significativos registados no sector nos últimos anos, referiu que "para o presente ano lectivo, que vai iniciar no dia 02 de Setembro em todo território nacional, no Bengo foram matriculados 150. 576 Alunos da iniciação ao II Ciclo do ensino geral, e a província conta com uma força de trabalho de 5. 617 Professores; 216 escolas entre públicas, público-privadas e privadas.

O responsável que reconheceu que” o número ainda não é satisfatório para dar resposta aos desafios que se impõem, daí a necessidade de se construir mais estabelecimentos de ensino para mitigar a problemática da procura de vagas em épocas de matriculas”, desejou bom trabalho aos professores e aos alunos, muitos sucessos na assimilação dos conteúdos a serem disseminados ao longo do processo de ensino e aprendizagem.

O acto foi antecedido de uma marcha realizada em saudação ao dia Internacional da Alfabetização, que se assinala a 08 de Setembro, visando a erradicação do analfabetismo, que decorreu sob lema: "Alfabetização inclusive e fundamental como ferramenta para a compreensão mútua e consolidação da paz”.

Refere-se que na província, foram alfabetizados, desde 2020, 7837 indivíduos, entre os quais 4349 masculinos e 3488 femininos e a província controla neste momento 211 salas de aulas e 238 alfabetizadores.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais