O mundo assinala a 05 de Maio o Dia Internacional da Parteira.
Para este ano, a efeméride está a ser celebrada sob o lema: "Parteiras Tradicionais Mais Saúde, Mais Dignidade Para Mulher ".
No Bengo, a data foi comemorada de forma antecipada a 02 de Maio de 2024, na vila do Quibaxe, município dos Dembos.
O acto presidido pelo Vice-Governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Edson Cruz, em representação da Governadora Maria Antónia Nelumba, foi marcado por uma acção formativa destinada às parteiras tradicionais, e subordinada ao tema:” a Importância da Parteira Tradicional na Comunidade e no Sistema de Saúde. Cuidado com o Recém Nascido, Amamentação e a Vacinação".
A formação que, de acordo com a Directora Provincial da Acção Social, Marcelina Matari, visou divulgar e promover a figura da parteira tradicional na promoção da Saúde da Mãe e do Recém-nascido, parto institucional, responsabilidade parental e os reforços das competências familiares a nível das Comunidades, teve a participação de um total de 105 parteiras tradicionais provenientes dos municípios do Bula Atumba (Cinco), Dande (Nove), Dembos (Setenta e Seis) e Nambuangongo (Quinze).
No final da formação as parteiras receberam menções honrosas, Kits para os serviços primários de parto e bens alimentares.
Na sua intervenção, o Vice-Governador que reconheceu a importância da função que têm as parteiras tradicionais, recomendou-lhes maior engajamento no seu serviço e que se faça por amor para salvar a vida não só do Recém Nascido como também da mãe. E deve a parteira tradicional na comunidade, obrigar a parturiente a se apresentar à unidade hospitalar para os melhores e devidos cuidados.
Outrossim, Edson Cruz recomendou as técnicas e responsáveis de saúde nos hospitais a acolherem a parteira tradicional. "Sempre que uma parteira tradicional acompanhe uma parturiente à unidade sanitária, deve ser ouvida e bem tratada”, disse.
O acto foi prestigiado pela Administradora Municipal dos Dembos, Fátima Ramos, na qualidade de anfitriã.
No Bengo estão controladas em toda a província um total de 318 parteiras que são acompanhadas pelas autoridades competentes.