bengo.gov.ao
 
Província
01 Agosto de 2023 | 12h08

PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA MARCA CELEBRAÇÃO DO DIA DA MUNLHER AFRICANA NO BENGO

31 de Julho Dia da Mulher Africana

Uma palestra subordinada ao tema "Nossa Relação Com o Dinheiro e Orçamento Familiar ", foi realizada Segunda-feira 31 de Julho de 2023, no Auditório General Foguetão, em Caxito, em alusão à celebração do Dia da Mulher Africana” que se assinala.

A palestra que foi promovida pelo Governo Provincial do Bengo, através do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, em Colaboração com o Banco Nacional de Angola (BNA), teve como prelectora a educadora financeira e técnica do Departamento de Inclusão Financeira do BNA, Ivete Txahanga. 

O Vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro que em representação da Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba, prestigiou o acto, felicitou as mulheres por esse dia que configura " o reconhecimento do seu papel preponderante na preservação e transmissão de valores cívicos e morais, assim como no fortalecimento da coesão e unidade das famílias, enquanto núcleo fundamental da sociedade”.

José Francisco Bartolomeu Pedro que na ocasião evidenciou grandes avanços na integração social das mulheres em África ( tanto no mercado do trabalho bem como no poder político administrativo), reconheceu que "tem se verificado pouco progresso no que diz respeito ao aproveitamento dos seus talentos e potencialidades na economia formal”.

O responsável apelou deste modo, todas as franjas da sociedade "para trabalharemos em conjunto para a emancipação da mulher, na perspectiva de que no mais curto espaço de tempo possível, possamos verificar o aumento do número de mulheres nos lugares cimeiros”.

O Dia da Mulher africana instituído no ano de 1962 na Conferência das Mulheres Africanas, em Dar-Es-Salaam (Tanzânia), é celebrado este ano sob lema " Os Desafios da Liderança Feminina em África e Suas Fronteiras”



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais